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10 sugestões para uma dieta mais antioxidante

antioxidante

Que a ingestão de alimentos antioxidantes melhora muito a saúde, não é segredo para ninguém.

De facto, os antioxidantes presentes nos alimentos podem ajudar a prevenir o cancro, a reverter ou retardar o envelhecimento, a melhorar o sistema imunológico, a aumentar a sua energia, e contribuem ainda para a saúde do coração e de outros órgãos.

Daí que, por tudo o que sabemos sobre os antioxidantes e as suas propriedades, seja estranho que não se consumam mais frutas e vegetais, as suas principais fontes. No mínimo, deveríamos ingerir, diariamente, 5 porções de frutas e legumes.

Como pode introduzir mais antioxidantes na sua dieta?

  1. Pequeno-almoço

Ao pequeno-almoço, em vez de pegar numa torrada e, apressadamente, sair, prepare um sumo com alguns morangos e um iogurte no liquidificador. Beba o sumo, tranquilamente, e então saia de casa já com parte da dose diária recomendada. Em alternativa, também pode adicionar algumas frutas nos seus cereais integrais preferidos.

Caso não consiga tomar o pequeno almoço em casa e opte por o fazer fora, peça uma taça de fruta e um iogurte e o objetivo também fica cumprido.

  1. Snacks

Esta é uma maneira fácil de obter mais antioxidantes na sua dieta! Que tal um punhado de passas para um lanche ou algumas uvas vermelhas frescas? Ou mergulhar alguns morangos no iogurte. Precisa de mastigar? Que tal uns palitos de cenouras com húmus? Considere também um punhado de nozes como um bom boost antioxidante.

  1. Refeições principais (almoço e jantar)

Pode parecer banal, mas adicionar uma salada a cada refeição principal acrescenta muito à sua saúde e bem-estar. E não precisa ser monotona: pode adicionar algumas fatias de pimento vermelho à salada verde, alguns tomates à salada grega ou cranberries aos verdes do campo. Também pode preparar uma salada de bróculos para o almoço ou uma salada de arroz com uma variedade de legumes frescos, como vagens, tomates, pimentões e cebolas vermelhas.

  1. Sobremesa

Bagas, com ou sem tópico chocolate, são uma ótima maneira de terminar o seu dia com uma alimentação saudável e rica em antioxidantes. 

  1. Bebidas

Substitua os refrigerantes por chá ou café, ambos com compostos antioxidantes. Ao jantar, tome um copo de vinho ou, para mudar mesmo de ritmo, beba um copo de chá chai.

  1. Pense fora da caixa

Sabemos que os antioxidantes podem ser obtidos a partir de frutas, saladas e similares, mas pesquisas recentes dizem que também poderemos encontrar poderosos antioxidantes numa variedade de alimentos inesperados, como batatas russet, alcachofras e feijões vermelhos. Os grãos, de acordo com os especialistas, podem ter ainda mais poder antioxidante que os mirtilos. Então, para obter ainda mais antioxidantes, não se esqueça de adicionar à sua salada de arroz cheia de legumes, um pouco de feijão 😉

  1. Não cozinhe demasiado os legumes

Para que a sua família retire maior benefício dos antioxidantes, não cozinhe demasiado os legumes. Se o fizer, as propriedades especiais dos antioxidantes acabarão por se perder. Cozinhe os legumes no vapor (não os ferva) e retire-os enquanto mantêm a sua cor brilhante e estão crocantes.

  1. Plantar um jardim

Pesquisas indicam que as pessoas que plantam e colhem legumes dos seus próprios quintais, comem mais legumes e frutas do que as pessoas que compram estes alimentos. Então, se puder, plante um jardim, observe-o crescer e coma os frutos (literalmente) de seu trabalho. Se não puder ser, plante umas plantas aromáticas em vaso, o que também será gratificante.

  1. Continue a sua dieta saudável durante férias

Nas férias, só não tire férias de uma alimentação saudável! Pense neste período como uma excelente oportunidade para introduzir novos alimentos e hábitos saudáveis. Encomende um prato interessante de legumes num restaurante e tente perceber como o CHEF o preparou. É um otimo exercício para os seus sentidos e imaginação – relaxe e divirta-se!

  1. Aprenda a cozinhar

Procure não encomendar ou comer sempre fora. Se possível, faça você mesmo. Cozinhar envolve preparação (escolha da ementa, dos alimentos) e a própria confeção. Só desta forma consegue garantir a ingestão de alimentos mais saudáveis e antioxidantes.

Sabia que a Medicina Chinesa relaciona os alimentos e suas características com os seus efeitos sobre o sistema energético humano, permitindo assim a sua utilização na manipulação das condições do organismo em busca do equilíbrio.  Saber mais 

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