Hoje, dia 14 de Novembro, marca-se o Dia Mundial da Diabetes.
As estatísticas da doença são assustadoras. Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis, e os números continuam a subir. Atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo, e estima-se que nos próximos 20 anos esse número suba para 642 milhões. Segundo os dados do Observatório Nacional da Diabetes, em Portugal, a percentagem encontra-se a 13.3% de diabéticos, com idades compreendidas entre 20 e 79 anos. Existem pelo menos um milhão de diabéticos diagnosticados, mais de 500 mil pessoas que têm diabetes e não sabem, e mais de 2 milhões de portugueses estão na situação de pré-diabetes, 70% dos quais irão eventualmente desenvolver a doença. E estamos a falar apenas de Portugal…
A Diabetes é mais recorrente ser diagnosticada em análises ou consultas de rotina. Quando nem se está à procura da doença, os pacientes são surpreendidos com a noticia.
Mas percebe mesmo o que é a Diabetes?
Bem, trata-se de uma doença crónica ligada ao seu metabolismo, e caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicémia), que por sua vez provoca outras alterações ao nível metabólico. Não nos podemos esquecer que o açúcar é necessário para as nossas células, e para que este seja transportado, o nosso pâncreas produz insulina, a hormona responsável por transportar a glicose da corrente sanguínea para as células, que por sua vez se transforma em energia. A Diabetes provoca a deficiência deste processo.
Existem diversos Tipos de Diabetes, como já deve ter ouvido falar. Em crianças e adolescentes é mais comum a Diabetes Tipo 1, geralmente é diagnosticada mais cedo e nem sempre está ligada a maus hábitos de vida. Neste Tipo, o pâncreas deixa subitamente de produzir a insulina, o que resulta na súbita e exagerada dos níveis de açúcar no sangue.
No entanto, cada vez é mais comum o aparecimento de Diabetes Tipo 2 em adolescentes obesos. Quando se tem este Tipo de Diabetes, a capacidade do organismo converter açúcar em energia é efetada, uma vez que o corpo não responde à insulina como devia – Resistente à Insulina – ou não produz insulina suficiente (aqui percebemos como o consumo excessivo de açúcar pode levar ao aparecimento da doença). Resultando na subida anormal e progressiva dos níveis de açúcar no sangue.
Qualquer pessoa pode sofrer de Diabetes, mas a principal causa para o desenvolvimento da doença é a exposição a fatores de risco. É uma doença sem cura, e reflita que esta condição é responsável por diversas complicações que diminuem a qualidade de vida, e pode até provocar morte precoce. No entanto, o avanço nos tratamentos e a preocupação em conhecer a doença permite aos diabéticos seguir o seu dia-a-dia de forma “quase” normal. Esse cuidado passa por três pontos essenciais:
- Conhecer a Diabetes, como esta se desenvolve e, se já for diabético, saber qual o Tipo de forma a seguir o tratamento adequado;
- Controlo da Glicemia, se se mantiver dentro dos valores normais, há uma menos probabilidade de sofrer complicações.E, de grande importância…
Alimentação e Estilo de Vida,
Trata-se de uma prioridade não só do diabético, mas de quem se quer prevenir. Melhorar os seus hábitos alimentares e, se necessário, perder peso, é um dos fatores que mais contribui para a prevenção e tratamento de complicações. Mesmo que faça algum tipo de tratamento ou medicação, nada será eficaz se não melhorar o seu estilo de vida. Aliás, em grande parte dos casos de Diabetes Tipo 2, não é necessária qualquer medicação, uma vez que é possível controlar a glicemia controlando o peso, o que ingere, e através da prática de exercício físico regular. Em alguns casos é que podem ser prescritos antidiabéticos orais ou insulina. Em casos de Diabetes Tipo 1, é necessário tratamento com insulina, através de injeções, mas é tão ou mais importante manter um extremo cuidado com a alimentação e a ingestão de açúcares.
Portanto, quer seja diabético ou não, já pensou em definir um plano de ação para melhorar as suas chances, e assumir hábitos saudáveis?
Vamos por fases…
- Defina os seus objetivos, de preferência com o seu médico e, de preferência, realistas.
- Se não está habituado a mudanças, ou tem falta de força de vontade, comece com pequenas alterações no seu estilo de vida. Uma porção das refeições diárias mais pequenas, caminhadas de 10 ou 20min, menos sobremesas…
- Porque não recompensar-se de vez em quando? Por cada objetivo alcançado, mime-se.
- Esteja preparado para lidar com obstáculos…aprenda com eles.
- Reconheça os seus erros, e procure as razões dos seus falhanços.
- Seja positivo e tenha esperança no futuro. Diabetes não é uma sentença, e evita-la não é impossível.
Agora vamos falar de alimentação…
Esta deve ser equilibrada, variada e completa (como em qualquer indivíduo saudável). É importante que inclua na sua refeição hortaliças, frutos, cereais e leguminosas, todos ricos em hidratos de carbono, mas igualmente ricos em fibra alimentar, vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias protetoras. Não, não está proibido de comer qualquer coisa com açúcares, mas convém lembrar que estes alimentos, além de contribuírem para uma rápida subida da glicemia, também são bastante calóricos, com défice de fibras e vitaminas. Por isso, não acrescentam qualquer valor nutricional, além de contribuírem para o aumento de peso, e voltamos a relembrar que a obesidade e a diabetes estão fortemente associadas. Qualquer diabético deve ter um plano alimentar individual, planeado consoante a sua condição.
No nosso blog, como descobrir mais em pormenor como as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa o podem ajudar a acabar com a “Fome Emocional”, contribuindo para a diminuição da ansiedade e favorecendo o seu equilíbrio energético.
Leia os nossos artigos sobre Qualidade de Vida e Hábitos Saudáveis:
Saiba mais sobre a Diabetes
Como perder peso, de forma saudável
Obesidade: Liberte-se do peso e da ansiedade
Hábitos Saudáveis
Evitar a Diabetes, ou viver com ela, é um processo constante, não pode cair do desleixo após seguir um regime de uns meses. É preciso estar fisicamente e mentalmente preparado. Os tratamentos de Acupuntura podem ajudá-lo na sua jornada, fazendo-o perder peso e cuidando da sua mente e energia vital, num processo acompanhado e especializado, mas a motivação tem de vir de si, nós estamos cá para o receber.