FORGOT YOUR DETAILS?

Mexa-se! Acupuntura no Desporto

Mexa-se! Acupuntura no desporto 

“Mente sã em corpo são”

 

O exercício físico, não é apenas muito importante, ele é essencial! Os seus inúmeros benefícios vão desde a ponta dos pés até à ponta dos cabelos. Acupuntura no desporto 

O principal objetivo da atividade fisica é, nem mais, nem menos, do que, conquistar uma mente sã num corpo são, ou seja, conquistar o equilíbrio físico e mental. O corpo e a mente são uma unidade. Um reflete o outro e vice-versa. Muitas vezes detemo-nos apenas nas transformações físicas e esquecemo-nos das muitas vantagens que a sua prática tem para a mente, nomeadamente, o aumento de resultados para quem estuda ou trabalha. Efetivamente, de acordo com especialistas da Harvard, a prática diária de exercícios aeróbicos (moderados) por 20 minutos, melhora pelo menos três funções cerebrais: memória, raciocionio lógico e concentração, para além de aumentar os níveis de confiança e reduzir os de stress. Isto porque, quanto mais se trabalha o corpo, mais se exige do cérebro e, isso é muito positivo para a saúde e bem-estar de modo geral.

As vantagens do exercicio fisico são indiscutíveis , mas se quiser melhorar a sua vida terá de praticá-lo! Como diz o ditado budista “Podem dar-lhe o bilhete, mas é você quem tem de apanhar o comboio.”

Como iniciar a viagem?

A solução é assumir a responsabilidade pela sua saúde e bem-estar, escutar-se e introduzir, hábitos saudáveis na sua rotina (por mais pequenos que sejam) que lhe trarão equilibrio e, consequentemente, grandes melhorias na sua vida. E porque a prática regular de exercício físico, apesar de tão benéfica, também necessita de alguns cuidados, aqui ficam alguns:

  • Check-up – faça um para saber se tem algum condicionalismo de saúde.
  • Escolha uma atividade que lhe dê prazer – o exercício não deve ser visto como uma obrigação.
  • Frequência – a prática deve ser continua e realizada pelo menos 3 vezes durante 30 minutos por dia. É preferivel ter um plano menos ambicioso, mas que consiga cumprir.
  • Intensidade –  treinar de forma excessiva pode ser tão prejudicial como não treinar. Tal como dizem os chineses: “Uma dose exagerada de remédio transforma-se em veneno.” É essencial “ouvir o corpo” e recuperar entre treinos.
  • Equipamento – considere o valor despendido na aquisição do mesmo um investimento e não um custo, pois irá evitar muitas complicações e visitas ao médico. Entre os vários acessórios que proporcionam conforto, destacamos: ténis (com sistemas anti-impacto, adaptados à sua pisada, …), roupas leves que facilitem a transpiração e arrefecimento do corpo e, no caso das senhoras, um sutiã apropriado.
  • Proteja-se do sol – caso a prática seja ao ar livre, evite a exposição ao sol entre as 11h e as 16h e, mesmo no inverno, utilize sempre proteção solar, sobretudo no rosto e nos lábios.
  • Aquecimento e alongameto – aquecer durante 10 a 15 minutos antes do treino é essencial para preparar o corpo e evitar lesões. Alongar depois do mesmo, vai eliminar a tensão gerada pelo esforço muscular.
  • Alimentação – saber o que comer antes e depois do treino é fundamental. Alguns erros alimentares poderão comprometer os seus resultados, pelo que o acompanhamento nutricional é muito importante. Alimentos ricos em potássio, como banana podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.
  • Hidratação – A hidratação deve ser feita durante o dia. Hidrate-se antes, durante e depois do treino – durante o treino, faça-o a cada 15 ou 20 minutos.
  • Lesões – apesar do desporto ser saudável, melhorar a nossa qualidade de vida e bem estar, as lesões também fazem parte e, se algumas podem ser evitadas, por exemplo, através de uns bons ténis e do aquecimento, outras, como as resultantes de uma queda, não o podem. Saiba então que as 48h após a lesão (rutura muscular, rutura de ligamentos, entorse, etc), são determinantes para uma recuperação rápida e eficiente. Em caso de lesão deve parar com a atividade, aplicar gelo na zona, durante 15 minutos de 3 em 3 hora, elevar a zona e procurar o mais depressa possível, a ajuda de um profissional.

No desporto, a acupuntura é, reconhecidamente, uma poderosa aliada. Atletas de alta competição como Maria Sharapova (ténis), Dave Scott (Ironman), Shaquille O´Neal e Yao Ming (Basket), Donté Stallworth (Futebol Americano), Roman Pavlyuchenko (Futebol), Cristiano Ronaldo (Futebol) entre muitos outros, recorrem à acupuntura para aumentarem a sua performance desportiva e tratarem as suas lesões.

Efetivamente, a eficácia da acupuntura, nomeadamente no tratamento de afecções físicas é muito elevada, como reconhece a OMS (Organização Mundial de Saúde), após comprovar a sua taxa de sucesso de 82% no tratamento de casos de distensão muscular, de 80% no “cotovelo de tenista” (logo após a 1ª sessão) e as taxas de sucesso, igualmente elevadas, no tratamento da dor.

Na Five Clinic, temos acompanhado diversos atletas, com muito êxito. Apoiados na sabedoria milenar da Medicina Tradicional Chinesa e nas mais recentes e eficazes descobertas na área do desporto, criámos dois programas distintos com recurso à acupuntura laser. Esta técnica constitui um avanço na estimulação dos pontos de acupuntura, e destaca-se pela sua ação nas disfunções músculo-esqueléticas, através de frequências específicas para a dor (aguda e crónica).

Pronto para embarcar? Dê o primeiro passo, substitua as velhas desculpas, por novos hábitos. Quando começar, os efeitos positivos das endorfinas (substância que proporciona prazer e bem-estar), vão mantê-lo motivado e focado no seu destino.

A mudança positiva acontece quando nos focamos na vida que queremos viver e não apenas em resolver os problemas da vida que temos. Faça exercício porque ama o seu corpo, não porque o detesta…faça exercício para se manter saudável, e não, para depois, ter uma desculpa para comer demais ou o que não lhe faz bem…

De que precisa? De tomar hoje uma decisão, mexa-se!

Boa viagem! 

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Your Cart