FORGOT YOUR DETAILS?

Outono – Problemas Respiratórios

OUTONO: DEIXE IR O QUE JÁ NÃO É ÚTIL! APRENDA COM A MEDICINA CHINESA

O Outono (elemento METAL) completa o ciclo dos cinco elementos. Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na Natureza, o Yin e o Yang manifestam-se através dos Cinco Elementos: Água (Inverno), Madeira (Primavera), Fogo (Verão), Terra (Meio do Verão) e Metal (Outono).

Segundo esta sabedoria ancestral, a falta de saúde resulta, em grande parte, da maneira como vivemos, pois esta poderá não estar de acordo com a lei natural que rege o universo. Natureza e Homem obedecem às mesmas leis. Só uma vivência integrada promove a saúde e a vida harmoniosa. A acupuntura confere ao organismo a capacidade de se reequilibrar.

Outono: problemas respiratórios e maior instabilidade emocional

No Outono, o elemento Terra transforma-se em Metal. A energia começa a condensar, a contrair e a voltar-se para o interior. A cor desta fase é o branco, símbolo da pureza e da essência. A emoção é a tristeza e os órgãos que lhe estão associados são o Pulmão e o Intestino Grosso.

Na filosofia Oriental, o Pulmão é o “MESTRE DA ENERGIA”. É ele que rege a energia de todo o organismo. Domina a pele, pelo que se manifesta através dela e abre-se no nariz. O Pulmão é um órgão frágil que receia o excesso de frio e o excesso de calor e o propulsor da energia alimentar elaborada ao nível do Baço e Estômago. O Intestino Grosso é um órgão de trânsito.

Deveremos, pois, estar atentos aos seguintes sinais reveladores de um desequilíbrio deste elemento: problemas respiratórios, afeções da garganta, tosse, gripe, bronquite, asma, diarreia, prisão de ventre, cansaço, instabilidade emocional, depressão, etc.

Quando a energia Metal está em desequilíbrio pode sentir-se triste, melancólico, angustiado, tenso e ter mais vontade de chorar. Porém quando em equilíbrio, sentir-se-á entusiasmado, renovado, criativo e organizado.

Oportunidade para avaliação interior e desapego daquilo que deixou de ser útil

O início de uma estação é sempre uma excelente oportunidade para avaliarmos o estado da nossa saúde e para nos ajustarmos ao ritmo da Natureza. O Outono, na MTC, representa o aperfeiçoamento e a purificação. É tempo de nos aquietarmos, olharmos para dentro de nós e focar-nos no que realmente é importante, para deitarmos fora o que já não nos serve e armazenarmos apenas o que nos interessa.

Por este motivo, é considerada a estação da introspeção, da meditação, do desapego e da reciclagem dos pensamentos e das emoções. É também o momento ideal para assimilarmos as aprendizagens das estações anteriores.

Tal como as folhas da árvore caem para poupar a sua essência, também nós devemos deixar ir tudo o que já não nos é útil com o mesmo objetivo. Só assim teremos força para enfrentar o Inverno, a estação do vazio, e chegar à Primavera pulsantes de vida, com a força e a energia necessárias para alcançar os nossos objetivos. Libertemo-nos, então, do “velho”, para que o “novo” possa entrar!

Se contrariarmos este movimento de libertação e insistirmos em guardar o que já não é bom para nós, iremos sentir-nos tristes, cansados, deprimidos e poderemos criar doenças respiratórias e de pele, ou seja, afetar os órgãos regidos pelo elemento Metal.

OMS confirma benefícios da Acupuntura na saúde e bem-estar

Após vinte e cinco anos de pesquisas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials” (Acupuntura: Revisão e análise do controlo de ensaios clínicos), onde expõe os resultados. O documento relata a eficácia da acupuntura em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde, devidamente verificada pela medicina científica.

Relativamente aos desequilíbrios do elemento Metal podemos constatar que são reconhecidas significativas melhorias para afeções da pele (eczema, herpes, psoríase, etc.), taxas de sucesso superiores a 90% no caso das afeções do pulmão e vias respiratórias (asma, rinite, dor de garganta, etc.) e superiores a 95% para as afeções do intestino (dor abdominal, cólica intestinal, espasmo gastrointestinal, etc.).

A depressão também é uma das afeções abordadas, cujo tratamento também revelou uma eficácia igual à conseguida com a medicação convencional, mas sem os efeitos colaterais.

Dicas para um Outono saudável

  • Medite;
  • Cultive pensamentos e emoções positivas – desapegue-se de tudo o que não acrescenta valor à sua vida;
  • Não se sobrecarregue – respeite o seu ritmo interno;
  • Exercite-se regularmente – nesta fase prefira as atividades moderadas;
  • Não fume e beba muita água;
  • Pratique uma alimentação completa, variada e equilibrada – alho, cebola, salsa, coentro, cominho, canela, pimenta, pimentão, rabanete, nabo, gengibre, amêndoas, nozes e castanhas são alguns dos alimentos recomendados para esta estação; Evite bebidas e comidas frias e abuse das sopas;
  • Medicina Tradicional Chinesa (acupunctura, moxabustão, tui-na, …) – estimula a energia vital, fortalece as emoções, restabelece o equilíbrio Yin/Yang do organismo e é um poderoso antienvelhecimento natural

Aproveite esta estação de recolhimento para se conhecer melhor e para deixar ir tudo o que já não lhe é útil. A sua saúde agradece! Marque uma consulta de avaliação.

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Your Cart