fbpx

FORGOT YOUR DETAILS?

Sexy woman at the beach in bikini with measure tape

Perder peso é SMART!

PERDER PESO É SMART!

A tomada de decisão de perda de peso é crucial. Tão importante que, como em qualquer objetivo na vida, deve ser SMART: Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time based (temporável). Tal como Tony Robbins diz “se falar sobre isso é um sonho. Se visualizar é possível. Mas se agendar é real. Passar do sonho à realidade depende apenas de si”. Perder peso

O primeiro passo consiste em definir qual o seu peso ideal. Calcule o Índice de Massa Corporal (IMC) para determinar quantos quilos terá de perder. Basta dividir o seu peso atual pela sua altura ao quadrado.IMC = Peso(kg) / altura m2(m)

Por exemplo, uma pessoa com 1,70m de altura e 75kg terá um IMC de 25,9, o que revela excesso de peso de acordo com a tabela em baixo

75/(1,7)2 = 25,95

O segundo passo consiste em medir para saber se está em direção ao objetivo que estabeleceu

O objetivo deverá ser ambicioso e, simultaneamente, tangível e realista. Se o seu objetivo consiste em perder bastante peso, divida-o por objetivos mais pequenos. Por exemplo, defina os quilos que pretende perder por mês. Celebre cada vitória, todos os meses, para que a sua motivação saia reforçada. Lembre-se, é importante que faça esta caminhada acompanhado/a por um especialista para o orientar em termos nutricionais, dietéticos e motivacionais. Qualquer que seja o seu objetivo, este terá de ser relevante para si. Faço-o pela sua saúde e bem-estar. Coloque de lado a pressão familiar e social. Antes de iniciar um programa de emagrecimento, reflita sobre as razões que o/a levam a fazê-lo. Recorde-as todos os dias. Por último, estabeleça um objetivo temporal: três meses, seis meses, um ano…

Do plano à ação…

Claro que uma perda de peso gradual, saudável e sustentável implica uma mudança de hábitos de vida, sobretudo no que respeita à alimentação e exercício físico. Esta será sempre uma opção pessoal. Uma vez tomada a decisão, deixo-lhe algumas dicas que o/a ajudam a perder peso e a construir uma vida mais saudável:

Alimentação – “Somos o que comemos”

  • Adote uma alimentação completa, equilibrada e variada. Os legumes devem ser incluídos em todas as refeições principais e ocupar cerca de metade do prato.
  • O pequeno-almoço é considerada uma refeição essencial. A sua ausência está associada a uma maior tendência para ganhar peso.
  • Inicie as principais refeições com um prato de sopa.
  • O jantar deve ser constituído por uma refeição leve.
  • Prefira formas de preparar os alimentos que exijam menos gordura, como cozer ao vapor e grelhar.
  • Reduza as doses de cada refeição e coma de três em três horas para não sentir fome. Coma devagar e mastigue bem.
  • Aumente a ingestão de fibra alimentar, através do consumo de cereais integrais, hortofrutícolas e leguminosas.
  • Prefira a proteína magra presente nas aves (sem pele), coelho, atum, bacalhau, peixe magro, soja, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas.
  • Evite os alimentos ricos em açúcar refinado (bolos, doces, …) e em gordura (como carnes gordas, enchidos, pele, molhos, …).
  • Reduza ao mínimo o consumo de alimentos industrializados e pratos pré-cozinhados, ricos em gorduras saturadas, açúcares e sal.
  • Beba pelo menos 1,5l de água. Além de hidratar tem um efeito saciante. Evite o álcool e os refrigerantes. 

Exercício físico – mexa-se pela sua saúde

Além de o/a ajudar a perder peso, a atividade física tem outros benefícios para a sua saúde e bem-estar. Andar é suficiente para os receber. Quanto mais massa muscular, mais tonificado ficar o seu corpo, mais calorias queima. A atividade física também acelera o seu metabolismo.O cérebro também beneficia. De acordo com um estudo norte-americano, publicado na revista Neuroscience, o nosso organismo produz uma substância que estimula a produção de novos neurónios durante a prática de exercício físico, o que melhora as nossas atividades cognitivas, em especial a memória. A Universidade de Essex, no Reino Unido, avança que a prática de exercício físico ao ar livre melhora significativamente a saúde mental, beneficia o humor e a autoestima.

Agora que já sabe como transformar o seu sonho em realidade, faça-o acontecer! “É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado”

(Tony Robbins).

Cuide de si!

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00