Através de uma abordagem holística de nós mesmos enquanto seres humanos: corpo, mente (emoções) e energia. É preciso aprender o equilíbrio entre o stress e a recuperação destes três elementos, como se de um atleta se tratasse.
Segundo estudos na área desportiva e empresarial, a capacidade de mobilizar energia é concretizada através do movimento entre consumo de energia (stress) e a renovação da mesma (recuperação). O stress é encarado como um estimulo para o crescimento. O problema está relacionado com a ausência de recuperação disciplinada. Stress crónico, sem recuperação, transforma-se em distress, esgota as reservas de energia e condiciona a saúde e bem-estar.
O que a Medicina Chinesa pode fazer por si?
Claro que todos os dias nos deparamos com desafios. O ambiente externo é incontrolável. Podemos, no entanto, treinar- -nos a gerir melhor o nosso ambiente interno (mente) e, assim, mobilizar mais energia para a remoção de obstáculos no ambiente externo.
A medicina tradicional chinesa é uma aliada no seu equilíbrio físico, mental e energético para potenciar as suas capacidades para prosperar em circunstancias difíceis e sair de períodos de maior stress com mais saúde e motivado/a para novos desafios.