Para além do mais, o 5 é considerado o número da união, da harmonia e do equilíbrio. Simboliza o Homem e o Universo, a ordem e a perfeição. E é através dos 5 sentidos que percecionamos o mundo.
E na Medicina Tradicional Chinesa, 5 são também os elementos, através dos quais, o Yin/Yang se manifesta.
Para esta sabedoria ancestral, que se rege pela filosofia Taoísta, “Tudo está no Todo e é imagem do Todo”. De acordo com esta filosofia, o Homem é parte integrante da Natureza e não se pode dissociar desta sob pena de romper o próprio equilíbrio. Porém, num mundo cada vez mais apressado e competitivo, envoltos em betão e sons mecânicos, é fácil esquecer quem somos.
A dialética Yin/Yang (complementaridade dos opostos), aplica-se a todas as manifestações do Universo. As energias Yin/Yang encontram-se, igualmente, no Homem e têm uma importância fundamental no seu equilíbrio e na sua saúde. No Homem, tal como na Natureza, o Yin/Yang manifesta-se através dos cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, a que correspondem diferentes propriedades e manifestações.
Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a falta de saúde resulta, em grande parte, da maneira como vivemos, pois esta poderá não estar de acordo com a lei natural que rege o universo. Natureza e Homem obedecem às mesmas leis. Só uma vivência integrada promove a saúde e vida harmoniosa.
Todo o ser humano, tem como propósito viver uma vida feliz e realizada. Mas a verdadeira felicidade é impossível, sem verdadeira saúde e a verdadeira saúde é impossível sem equilíbrio. Na realidade, a saúde depende de um ténue e dinâmico equilíbrio entre os aspetos físicos, mentais, emocionais e espirituais das nossas vidas, bem como do nosso relacionamento com o meio em que vivemos.Há muito que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como ‘um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A arte de viver, consiste precisamente em caminhar, com alegria, rumo ao equilíbrio, sabendo que, algures, no caminho, alguns picos e vales terão que ser ultrapassados.
A filosofia oriental ensina que negligenciar o corpo causa doenças e que viver com sensatez e cuidar bem do corpo e da mente é essencial para a saúde e bem-estar. Baseado nos princípios da MTC, aqui ficam alguns hábitos de um estilo de vida equilibrado, que realmente podem melhorar a sua saúde e bem-estar, desde agora:
Dieta A MTC privilegia a qualidade à quantidade. Procure adotar uma alimentação variada e ‘verdadeira’ (o mais possível próxima da sua forma original). O que comemos deve corresponder às necessidades individuais, às mudanças sazonais e ao equilíbrio de energias e sabores. A forma como nutrimos o nosso corpo é a melhor forma de lhe demonstrarmos o quanto o amamos (ou não) e quer num caso, quer noutro, seremos sempre correspondidos.
Exercício Físico Moderado – Os nossos corpos foram desenhados para se movimentarem, por isso… mexa-se pela sua saúde!
Sono – Dormir é a oportunidade de que o corpo necessita para se curar e descansar. Devemos faze-lo respeitando os ritmos diários e das estações, ou seja deitarmo-nos até às 23h e dormir um pouco menos no verão do que nas outras estações.
Equilíbrio entre trabalho e descanso
Liberte-se do tabaco e outras drogas e modere consumo de álcool
Atenção aos fatores climáticos – em excesso, o vento, o frio, ou mesmo o calor causam danos à saúde.
Ambiente - A MTC defende que devemos escolher morar em lugares com um ambiente calmo, ar fresco, muito sol, excelente ventilação e humidade moderada. E estar na natureza energiza-nos e nutre os nossos 5 sentidos.
Cultive bons relacionamentos – o amor (não só o romântico), é importantíssimo para a nossa felicidade e saúde. E o amor está em toda a parte. Consegue senti-lo?
Expresse as suas emoções – a saúde emocional é muito importante para a medicina chinesa. Em primeiro lugar devemos tomar consciência do que realmente estamos a sentir, para depois nos permitirmos sentir o que sentimos, sem nos julgarmos. Só não negando o que sentimos, poderemos nos libertar do que já não nos serve e seguir em frente.
Medite - Meditar significa estar presente. Estar absolutamente focado naquilo que estamos a fazer (ou não) no preciso momento. E esta tarefa tornou-se tão difícil para nós porque vivemos numa sociedade que nos valoriza tanto mais, quantas mais coisas conseguirmos fazer de uma vez. Por sua vez, para os taoistas, o importante é viver no presente e colocar intenção em tudo o que fazemos, conforme a frase de Lao Tzu, fundador do Taoismo, não é fazer o mais possível, mas sim, fazer bem e com intenção. A frase de Lao Tzu, fundador do taoismo, reflete bem a ideia ‘ Se estás deprimido, estás a viver no passado. Se estás ansioso, estás a viver no futuro. Se estás em paz, estás a viver no presente.’
Foram todos estes conceitos - que tentámos, tanto quanto possível, representar no logo da FIVE CLINIC - que estão no âmago deste projeto. Estamos à sua espera.
Até breve
Cédula Profissional n.º 006569 - Emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS)
AVENIDA DUQUE DE LOULÉ Nº 47, 3º DTO.
1050-086 LISBOA
TELEFONE: +351 217 576 038
(Chamada para a rede fixa nacional)
WHATSAPP: +351 937 894 736
(Chamada para a rede móvel nacional)
Info@fiveclinic.pt
HORÁRIO:
2ª a 6ª feira
Das 10:00 às 13:00 e das 14:00 ÀS 19:00
Sábado
Das 09:00 às 13:00
Receba informações , dicas , novidades ...