FORGOT YOUR DETAILS?

Crie conta

Medicina Chinesa e Ciclo de Vida da Mulher

Da primeira menstruação ao envelhecimento saudável

A ligação estreita entre Medicina Chinesa e ciclo de vida da mulher ajuda a encarar com otimismo, energia e boa disposição várias etapas que nem sempre são fáceis de ultrapassar: menstruação uma vez por mês, gravidez durante nove meses, amamentação, falta de líbido sexual, afrontamentos na menopausa e outros contratempos! Uff! Nem sempre é fácil ser mulher e viver em plenitude cada uma das diferentes fases do ciclo feminino. Mas não é impossível! Acompanhe-nos ao longo deste artigo e perceba como é que a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar.

Para abordar a milenar Medicina Chinesa e ciclo de vida da mulher, é preciso considerar que o corpo humano é regido pela força do fogo ou Yang (princípio masculino) e da água ou Yin (princípio feminino), sendo que a última é, na sua essência, recetiva, passiva e suave. Só que estas características do Yin não se coadunam com a vida das mulheres ocidentais, sempre ocupadas e stressadas. E como essa sobrecarga de tarefas desgasta corpo e mente, pode levantar problemas de saúde nas principais fases do ciclo de vida: do aparecimento da menstruação à menopausa e envelhecimento, passando pela sexualidade, gravidez e amamentação.

Felizmente, os tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa podem ajudar a resolver alguns distúrbios femininos de forma a que todas as mulheres vivam cada fase de forma plena e feliz, sem comprometer a etapa seguinte.

 

É altura de voltar a chamar o Yang a este artigo, porque o seu ciclo menstrual obedece a uma lógica de alternância entre a energia Yang e Yin. Resultado? Na altura em que está menstruada pode sentir emoções diversas e até comportamentos que fogem ao normal. Correto? Pois bem, para os controlar, deve perceber que a menstruação marca o início do ciclo e corresponde à transformação do Yang em Yin ou, por outras palavras, corresponde à fase em que o seu corpo se preparou para receber um embrião. Contudo, quando não há fecundação, mas menstruação, pode acontecer que, durante uns dias, sinta dores, cólicas, sangramento excessivo ou outras alterações que provocam um desequilíbrio. Colmatar essas alterações implica compreender como se processam os diferentes momentos do ciclo menstrual e como respeitar as necessidades de cada um deles.

Acupuntura da dor menstrual

Dores, cólicas, inchaço, amenorreia, stress ou ansiedade, são alterações no ciclo menstrual que pode equilibrar de forma natural, experimentando a acupuntura. Clique aqui para marcar a sua primeira consulta de acupuntura da dor menstrual.

 

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o excesso de atividade sexual pode causar algumas enfermidades, mas a falta de sexo também, pois desencadeia frustração sexual que leva ao stress emocional. O que acontece é que uma mulher com um apetite sexual saudável tem o chamado Fogo Ministro em abundância (energia Yang), mas liberta-o a cada orgasmo, enquanto que quando há desejo sexual, mas não há orgasmo, esse fogo se pode acumular, a energia estagnar… e gerar alguns problemas ginecológicos. Assim, é essencial que aprenda a lidar mentalmente com o desejo sexual e com a solidão, se for o caso. Ou, por outro lado, a pedir ajuda para ultrapassar problemas relacionados com a falta de líbido que podem prejudicar a relação de um casal.

Acupuntura para melhorar a sexualidade

A frustração emocional, falta de líbido ou outros problemas sexuais que afetam um relacionamento, podem ser equilibrados recorrendo à acupuntura. Clique aqui para marcar a sua primeira consulta de acupuntura para melhorar a sexualidade.

 

Se no ciclo menstrual, em vez de menstruação surgir um embrião… Parabéns! Está grávida! Goze em pleno este que é um dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher. Como o conseguir quando as mudanças no corpo são tantas e tão visíveis e as emoções pairam à flor da pele? Bom, apesar da gestação ser uma fase delicada, todas as mulheres a vivem com felicidade e expetativa, nem que seja recorrendo à Medicina Tradicional Chinesa, por exemplo.

Acupuntura durante a gravidez

A prática de acupuntura durante a gravidez é útil para equilibrar as suas emoções, mas também para controlar os enjoos e a ansiedade associada à gestação, sem provocar efeitos secundários! Está com dificuldades em engravidar? Leia o nosso artigo: Acupuntura e Fertilidade – Quando a cegonha demora a chegar!

 

E depois da gravidez, vem a amamentação. E mesmo tendo um bebé lindo e perfeito nos braços, é natural que sinta os efeitos secundários do parto e amamentação. É verdade que o seu leite tem tudo o que o seu filho precisa nos primeiros meses de vida e que está sempre à temperatura certa, mas muitas vezes, não é possível amamentar, quer pela dificuldade na subida do leite, quer pela sua qualidade. E não nos podemos esquecer de que neste período a falta de descanso pode contribuir para o enfraquecimento do organismo e consequentemente, produção de leite. Logo, é essencial ajudar o seu corpo a recuperar a energia, comendo alimentos mornos e cheios de nutrientes, bebendo muita água e, se necessário, recorrendo a acupuntura.

Acupuntura durante a amamentação

Os cuidados pós-parto devem ser redobrados de modo a que se sinta bem fisicamente e psicologicamente A gravidez e o parto exigiram-lhe muita energia e isso pode estar a afetar a produção de leite, mas a estimulação de pontos de acupuntura pode ajudar na subida e na produção de leite e evitar mastites. Clique aqui para marcar a sua primeira consulta de acupuntura durante a amamentação.

 

Os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, mas são considerados normais os afrontamentos ou ondas de calor, suores noturnos e irritabilidade, entre outros. Se está na faixa dos 50 anos, a entrar na menopausa, saiba que pode reverter a temperatura interna do seu corpo. Não há como evitar a menopausa, pois faz parte do processo natural de envelhecimento (tal qual o cabelo grisalho e a falta de menstruação), mas há como restaurar a energia. Que energia? Ora bem… segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é a energia dos rins que diminui nesta etapa, devido a um desequilíbrio entre a energia Yin e Yang, e por isso o processo metabólico ressente-se e é necessário reencontrar o equilíbrio.

Acupuntura na menopausa

A Medicina Chinesa, que inclui a terapia de alimentos, é uma excelente opção para diminuir os sintomas da menopausa e fazer a reposição hormonal natural. Uma boa dieta aliada a um estilo de vida mais saudável, são excelentes terapias, mas a acupuntura também é usada para restaurar esse equilíbrio com eficácia. Leia também o nosso artigo: A sabedoria da menopausa.

 

Retardar o envelhecimento é um desejo legitimo. Mais do que isso, é uma forma de prolongar a sua saúde e bem-estar. Para o conseguir, deve adotar desde já um estilo de vida saudável que inclua uma dieta equilibrada, exercício físico, descanso, boa disposição (por consequência) e, se necessário, alguma medicina preventiva e anti-aging. Na verdade, e de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a prevenção de doenças durante o processo de envelhecimento ativo, é primordial para a longevidade. Mas antes de passar à prevenção e reequilíbrio de energia, entenda que numa visão holística, o universo é um todo, composto por partes interligadas em constante movimento, tal como o individuo é um todo em constante mutação. Ora, durante esses ciclos, podem surgir problemas de saúde se as energias Yin e Yang entrarem em desequilíbrio. Desta feita, é fundamental preservar o seu organismo e equilibrar corpo e mente, para viver um envelhecimento ativo e positivo.

Acupuntura anti-aging

Para prevenir e tratar doenças, aliviar dores e relaxar corpo e mente, aposte na longevidade e experimente atuar a nível energético com acupuntura anti-aging. Conheça a receita para viver mais e melhor!

Esteja na primeira menstruação, grávida, a amamentar, a entrar na menopausa ou a encetar um processo de envelhecimento ativo, o que importa é que viva todos os ciclos da sua vida de forma equilibrada e feliz! 

Contacte-nos para saber mais sobre acupuntura clínica.

 

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Your Cart