FORGOT YOUR DETAILS?

VENCER A DEPRESSÃO E O EXCESSO DE PESO

Depressão

“A maioria das doenças físicas é causada por fatores emocionais internos.”  – Provérbio Chinês de Medicina Clássica

Uma menina crescida que se perdeu

“Não sinto força para nada.”

Esta frase é de Beatriz que,  no limite da sua energia, decidiu fazer um pedido público de ajuda. Apesar de esgotada, restava-lhe a esperança de poder pôr fim à imensa tristeza e aos 30 kg em excesso, para, finalmente, poder ser feliz!

Esta jovem guerreira, com apenas 18 anos, já passou por muito na vida. Da sua história, fazem parte, a perda de pessoas amadas, dinâmicas familiares tensas com episódios de agressividade verbal e física, um caso de doença mental severa na família, dificuldades económicas e episódios de bullying na escola. Foram, pois, vários os fatores que contribuíram, para que, aos 15 anos, lhe fosse diagnosticada uma depressão grave. Abandonou a escola, isolou-se do mundo e iniciou uma medicação pesada. Entretanto, os problemas de saúde, multiplicaram-se, traduzindo-se em distúrbios da tiróide, alterações do sono, oscilações de humor e compulsão alimentar grave. A comida passou a ser o seu refúgio. O vazio que sentia, tentou preenche-lo com a ingestão de doces e a fatura pesada não tardou a aparecer: com 1,60m, a Beatriz estava a pesar cerca de 100kg.

O início do acompanhamento multidisciplinar integrado

A Beatriz, cansada de muitos anos de medicação e tratamentos pouco eficazes, aceita o desafio e inicia um programa integrado de acupuntura e psicologia médica, com sessões semanais de acupuntura e de psicoterapia. Os objetivos iniciais incidiram na regulação do humor e do sono, fomentando o reequilíbrio químico e melhor funcionamento de todos os órgãos e sistemas fisiológicos a par da aprendizagem de estratégias e ferramentas para potenciar a sua inteligência emocional e regulação emocional.

Os resultados

Após cerca de 6 meses de intervenção multidisciplinar, a perda de 20 Kgs é evidente, bem como a estabilização do humor e do sono traduzidas numa diminuição de medicação psiquiátrica. O isolamento também terminou, a Beatriz pratica exercício físico e melhorou as suas relações interpessoais. A sua nova capacidade física e emocional permitiram-lhe também arranjar emprego.

A receita do sucesso

Para a Beatriz, o sucesso do programa deve-se à forma como se sentiu apoiada, desde o início, pela equipa multidisciplinar constituída pelo Especialista em Tradicional Chinesa e pela Psicóloga Clínica. Pela primeira vez, teve um acompanhamento regular e próximo, sentindo que era ouvida e que o objetivo era a melhoria sustentada e não apenas evitar que piorasse. A fitoterapia e a acupuntura aceleraram a melhoria inicial da sintomatologia ansiosa e depressiva. O ter aprendido a centrar-se no momento presente e a focar-se mais em si, são dois fatores que destaca como fundamentais para a mudança de comportamentos e de relação com os que a rodeiam, promovendo alterações positivas em todo o sistema familiar. Consequentemente, ter aprendido a lidar melhor com as suas emoções e a satisfazer as suas necessidades psicológicas, a par de um corpo que fisiologicamente se começou a reequilibrar, permitiu que a compulsão por doces terminasse.

Neste momento a Beatriz readquiriu a capacidade de sonhar e de fazer projetos de vida. Está a preparar-se para tirar a carta de condução, tem explorado cursos profissionais para complementar a sua educação e está a fazer a sua introdução no mercado de trabalho. Procura uma ocupação que lhe dê prazer e que, em simultâneo, lhe permita continuar a cuidar de si. Voltou a reatar contactos de amigos que tinham ficado para trás e aos poucos volta a sentir-se uma jovem de 19 anos, cheia de sonhos e ambições.

Para quem a acompanhou e continuará a acompanhar, neste caminho, tem sido um privilégio. A Beatriz é a prova viva de que podemos contrariar o peso da genética e contornar um ambiente sócio-económico baixo, com todas as dificuldades que daí advêm. Hoje, com menos vinte quilos, mais saúde física e psicológica, recuperou a vitalidade do seu corpo e a alegria de viver, ultrapassou medos e pensamentos automáticos derrotistas. Hoje, acredita mais em si e comprovou que quando nos comprometemos seriamente com os nossos propósitos a nossa capacidade de os conquistar é ilimitada!

As Emoções Escondem-se no Corpo e Expressam-se Fisicamente

É uma visão comum no campo da medicina holística que as emoções se escondem no corpo. Quando somos invadidos por um estado emocional que não conseguimos processar o suficiente, tendemos a empurrá-lo para o nosso subconsciente, diminuindo assim o contacto direto. Esse estado emocional armazena-se no nosso corpo em forma de tensão física, emitindo uma espécie de vagas de mal-estar traduzidas numa sensação de que algo não está bem, de que as coisas não estão como queremos, que estamos a perder o controlo. É desta forma que a nossa biografia se torna a nossa biologia.

A falta de prazer traduz quimicamente insuficiência de serotonina, um neurotransmissor (substância que permite a comunicação entre as células nervosas do cérebro) responsável por sensações de bem-estar, alegria, saciedade, controlo de impulsos, tomada de decisões e outros aspetos do comportamentos e cognição. Baixos níveis de serotonina estão associados a estados depressivos e ansiosos, bem como a comportamentos alimentares compulsivos com perda de controlo. Daí que o permanente desejo por alimentos doces e calóricos a par de uma dificuldade de ler os sinais de fome física e saciedade traduzirá um desequilíbrio químico.

De forma idêntica uma vida sedentária leva, geralmente, a uma diminuição dos níveis de dopamina e de endorfinas, igualmente responsáveis pelo bom-humor e pela energia. 

A união dos Saberes – a conjugação da acupuntura com a psicologia médica o que permite? 

  • Intervenções mais concentradas no tempo, de alto impacto e maior eficácia.
  • Alívio mais rápido de sintomas físicos comuns, tais como insónia, dores de cabeça, dores musculares e problemas digestivos.
  • Menor necessidade de recorrer a medicação química complementar.
  • Resultados mais sustentáveis ao longo do tempo.

Cientes dos benefícios da prática conjugada, a Oficina de Psicologia e a Five Clinic, criaram, em conjunto e de forma pioneira, vários programas integrados de acupunctura e psicologia médica. A integração é a palavra-chave: não são intervenções que decorrem em simultâneo, mas sim, um plano de intervenção conjunto que contempla as duas abordagens, as conjuga e articula de forma coerente e decidida pelos profissionais de saúde, caso a caso, com o objetivo de resolver a origem dos problemas, evitando assim a sua reincidência. No âmbito desta parceria, os saberes unem-se para promoverem de forma integrada saúde, qualidade de vida e um equilíbrio global do ser humano. A cura da mente e do corpo é o resultado final.

Co-autor Filipa Jardim da Silva

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Cart Menu Button Icon0
Your Cart