fbpx

FORGOT YOUR DETAILS?

Inverno – Tempo Para Fortalecer a Sua Energia Vital

Cada coisa a seu tempo tem seu tempo.
Não florescem no inverno os arvoredos,
Nem pela primavera
Têm branco frio os campos.
Ricardo Reis,
Heterónimo de Fernando Pessoa

 

a vida tudo tem o seu tempo. Cada ciclo é importante e, com as práticas adequadas, pode nutrir-nos física, emocional, mental e espiritualmente. O inverno convida ao recolhimento, ao aconchego e à introspeção. A natureza, sábia, criou todas as condições, para que, nesta fase, olhemos mais para dentro de nós próprios. O silêncio do inverno contrapõe-se à necessidade de ruídos do verão… O silêncio do inverno é essencial para que haja alegria no verão. É tempo de fortalecer o íntimo, a essência, a seiva, a energia vital.

Medicina Tradicional Chinesa 

A Medicina Tradicional Chinesa, com mais de 5 mil anos, rege-se pela filosofia Taoista. O Tao corresponde ao princípio absoluto, que está na origem de todos os fenómenos. Na filosofia Taoista o Homem é parte integrante da natureza, não se podendo dissociar desta sem romper o seu próprio equilíbrio. A dialética Yin/Yang (complementaridade dos opostos), aplica-se a todas as manifestações do universo. As energias Yin/Yang encontram-se igualmente no Homem e têm importância fundamental no seu equilíbrio (mente, corpo e espírito), bem como na manutenção da saúde. Na Natureza e no Homem o Yin/Yang manifestam-se através dos cinco Movimentos: MADEIRA (Primavera/Fígado); FOGO (Verão/Coração); TERRA (Meio do Verão/Baço); METAL (Outono/Pulmão); ÁGUA (Inverno/Rins).

O movimento ÁGUA está associado ao INVERNO, ao elemento frio, ao sabor salgado, aos RINS, aos órgãos reprodutores, às glândulas supra-renais, aos ossos, aos dentes, à medula, aos ouvidos, e à BEXIGA. Quando este movimento está em equilíbrio, podemos observar: vontade, coragem, determinação, foco, capacidade de decisão e execução, vitalidade física e sexual, sabedoria, conhecimento intuitivo e longevidade, por outro lado, distúrbios no movimento, dão origem a: medos, pânico, fobias, indecisão, timidez, falta confiança, isolamento, ansiedade, frustração, incapacidade de execução, ausência de rumo, alternância constante de objetivos, muita agitação, pouca ação …

 

 

 

 

Os rins armazenam a nossa energia vital (JING), que circula no nosso organismo através de canais, chamados meridianos (trajetos internos e externos que servem de transporte da energia a todas as partes do corpo). Essa energia herdada dos nossos pais (Energia Ancestral), conjugada com a Energia adquirida dos alimentos e do ar é responsável pela nossa vitalidade e longevidade. A deficiência na sua essência pode manifestar-se por esterilidade, perda de cabelo, dentes soltos, desenvolvimento lento nas crianças, ossos fracos e moles, com a sua diminuição envelhecemos e ficamos doentes; com a sua extinção, morremos.

Fortaleça a sua Energia Vital

Para preservar e fortalecer a sua ENERGIA VITAL cultive um estilo de vida saudável e que respeite os ritmos da natureza, especialmente nesta altura do ano (Inverno) deve ter em consideração:

  • Alimentação – evite bebidas e comidas frias, reduza consumo de açúcar e carne, coma mais cereais integrais, leguminosas e vegetais de raiz, abuse das sopas;
  • Exercício físico moderado;
  • Descanso – durma mais, evite excessos de trabalho e sexuais;
  • Meditação, rituais de relaxamento e práticas orientais (chi-kung, tai-chi, kung-fu…)
  • Medicina Tradicional Chinesa (acupunctura, moxabustão, tui-na, …) – estimula a energia vital, fortalece as emoções, restabelece o equilíbrio Yin/Yang do organismo e é um poderoso anti-aging natural

Seja Feliz!

Na Five Clinic desenvolvemos um tratamento que promove a sua energia vital e chamamos-lhe “Energy”

É um tratamento  que permite ao organismo reencontrar o seu equilíbrio, fundamental para retardar o envelhecimento, prevenir e tratar doenças. Sentir-se-à reenergizado e preparado para viver a vida na sua plenitude.

Disponível na nossa loja-online. (Clicar aqui)

 

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00