FORGOT YOUR DETAILS?

Primavera | Tempo para desintoxicar e harmonizar as emoções

Primavera«Meu Amor, Meu Amor, É Primavera! É Primavera agora, meu Amor!

O campo despe a veste de estamenha; Não há árvore nenhuma que não tenha O coração aberto, todo em flor!»

 

Florbela Espanca

Primavera 

O Inverno começa a dar lugar à Primavera, a estação mais florida do ano, que nos brinda com belas paisagens, pinceladas por uma enorme diversidade de cores, odores, sons e movimentos. Conforme as estações do ano se sucedem, os seres vivos adaptam-se às mudanças num eterno ritual. Com a chegada da Primavera, a energia yang tende para o seu máximo, acompanhando a fase de crescimento da Natureza, o que influencia sobremaneira o equilíbrio físico, mental e espiritual do ser humano e, consequentemente, a sua saúde. Para a medicina chinesa, a Primavera está relacionada com o elemento MADEIRA, com o órgão FÍGADO e com a víscera VESÍCULA BILIAR.

ABORDAGEM FISIOLÓGICA

Numa abordagem fisiológica, o FÍGADO é o segundo maior órgão do corpo humano. São suas funções a produção da bílis, a síntese do colesterol, a desintoxicação do organismo, a síntese do glicogénio, a coagulação do sangue, bem como o depósito de água, sangue, ferro, cobre, vitaminas A, D e do complexo B. Entre outras funções vitais para o corpo humano, tem ainda um papel essencial na absorção dos nutrientes. A VESÍCULA BILIAR tem como principal função o armazenamento da bílis utilizada pelo sistema digestivo.

A MEDICINA CHINESA

A medicina chinesa analisa o sistema FÍGADO/VESÍCULA BILIAR não só do ponto de vista fisiológico, mas também do ponto de vista energético. Nesta perspetiva, o sistema tem como principais funções: suavizar e regular o fluxo de QI, regular as emoções (está associado ao sistema límbico), regular a digestão, armazenar e regular o sangue. O Fígado regula a quantidade de sangue em circulação no organismo e armazena-o, sendo o Coração o responsável pela sua circulação. Quando o corpo humano está em movimento, a maior parte do sangue circula no corpo dentro dos vasos, mas quando está em repouso a maior parte do sangue fica no fígado. O FÍGADO tem uma relação direta (interior/exterior) com a VESÍCULA BILIAR, estando o FÍGADO relacionado com a RAZÃO e a VESÍCULA BILIAR com a DECISÃO e CORAGEM, só quando os dois estão em equilíbrio, é que a atividade mental e a consciência são plenas. Normalmente, as pessoas que sofrem da VESÍCULA BILIAR são muito medrosas. Para a medicina chinesa, o FÍGADO é o MAR DO SANGUE, armazena o HUN (ALMA) e é o GENERAL DO QI (responsável por comandar todo o fluxo de QI no organismo), nutre os músculos e tendões, tem o seu reflexo na aparência nas unhas, a sua abertura nos olhos e somatiza-se nos ombros, joelhos, seios e aparelho reprodutor feminino.

Na Primavera, o Fígado e a Vesícula Biliar estão mais expostos O FÍGADO é particularmente afetado na Primavera. Nesta estação, o VENTO tem uma ação preponderante na dispersão do pólen das flores, criando alergias que atingem, sobretudo, os olhos e na criação de tensão muscular e rigidez de movimentos no pescoço, cotovelos e joelhos.

Sinais físicos de alerta:

  • Pescoço e ombros endurecidos; tonturas, náuseas, vómitos, sonhos agitados, sonambulismo, falar durante o sono, boca amarga, plenitude torácica, cefaleias, olhos vermelhos, problemas de visão, tremores e contração dos membros, desvio da boca, hemialgias ou algias intercostais.

 

O FÍGADO COMANDA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O estado energético do Fígado influencia intimamente o equilíbrio das emoções e a inteligência emocional.

A pedra basilar da inteligência emocional é a autoconsciência, isto é, o reconhecimento de um sentimento enquanto ele decorre. Reconhecer as nossas emoções e as emoções dos outros, promove a empatia e a tolerância, habilidades fundamentais em diversas áreas da vida.

Sinais de alerta no desequilíbrio das emoções:

  • Cólera, irritabilidade, impaciência, grito ou choro sem razão aparente, estado depressivo versus estado de euforia.

 

A MEDICINA CHINESA NÃO SEPARA OS SINAIS EMOCIONAIS DOS FÍSICOS

A medicina chinesa não separa os sinais emocionais (mentais) dos físicos (fisiológicos), pois são ambos, as duas faces da mesma moeda, ou seja, um desequilíbrio fisiológico do Fígado pode desencadear emoções nocivas ou, pelo contrário, emoções nocivas prolongadas podem desencadear alterações fisiológicas no Fígado.

Os sinais e sintomas não devem ser ignorados para que não evoluam para doenças mais complexas, tais como: neuroses, hepatites crónicas e infeciosas, doenças oculares, doenças do sistema nervoso central, menstruação irregular, faringite, doença de Ménière, hipertensão arterial, colecistite aguda, pancreatite aguda, conjuntivite aguda, psicose maníaco-depressiva, anemia, AVC (Acidente Vascular Cerebral), epilepsia, meningite, disfunção eréctil, entre outros.

 

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Cart Menu Button Icon0
Your Cart