fbpx

FORGOT YOUR DETAILS?

Imunidade

5 Dicas para reforçar a sua imunidade

1. Deixe a natureza entrar

Abra as janelas, todos os dias, e deixe o sol e o ar entrarem! A luz solar e a circulação do ar, são extremamente importantes para a saúde. Conviva mais com a natureza, convide-a a entrar na sua casa e visite-a mais vezes, para se exercitar, caminhar ou simplesmente, observar.Muitos estudos já comprovaram que pessoas que vivem a natureza de perto podem ser mais felizes e ter vidas mais longas. Mas um estudo da University of British Columbia, concluiu que reservar apenas algum tempo a observar a natureza, pode ter um efeito positivo no seu humor e bem-estar.) 

2. Alimentação e Hidratação

Pratique uma alimentação saudável e beba bastante água para manter o corpo hidratado. De acordo com a Medicina Chinesa, a energia defensiva do corpo depende diretamente da ‘força’ do pulmão e do colon, pois é através dos sistemas respiratório e digestivo que o inimigo externo, geralmente, invade.Quando o pulmão está saudável, a imunidade é forte, a recuperação da doença é rápida e a pele também está saudável. Quando o pulmão não está saudável, podemos sentir tristeza, emoção associada a este órgão.
Para fortalecer o pulmão, através da alimentação, este sistema de saúde milenar recomenda a ingestão de raiz de ginseng, astrágalo, cogumelos cordyceps, rabanetes fermentados, couve-flor, agrião, acelga, nabos, amêndoas, maçãs, peras, arroz, aveia, cebola, alho e pimenta branca.

3. Kombucha

A Kombucha ou ‘elixir da vida longa’, como é designada em alguns documentos antigos, é um poderoso probiótico natural. Tudo indica que esta bebida milenar, teve a sua origem na China. Levemente ácida, frisante e saborosa, ainda proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde.
Por ser fermentada a partir de chás (preto, verde ou mate), a Kombucha é rica em compostos bioativos, como antioxidantes e anti-inflamatórios, além de vitaminas e minerais. Esta bebida, associada a uma alimentação saudável regulariza o trânsito intestinal e reequilibra a microbiota, reforçando assim o sistema imunitário.
Um estudo recente produzido por médicos e cientistas chineses mostrou que pacientes que testaram positivo para o Covid-19 estavam com a sua microbiota intestinal desequilibrada, com redução das bactérias consideradas benéficas.
Entretanto, o especialista em genética e biologia molecular, Luís Felipe Valter de Oliveira, também refere que, embora não haja nenhuma maneira do microbioma intestinal exercer proteção direta contra o vírus, existem evidências científicas que mostram uma relação próxima entre a microbiota e o sistema imunológico, pelo que alerta para a importância de considerar a microbiota intestinal no combate ao coronavírus, já que quando esta está saudável e equilibrada, o sistema imunológico protege-nos melhor de organismos capazes de provocar doenças. Evidência que vai totalmente ao encontro da teoria da medicina chinesa.

4. Stress

Vários estudos têm demonstrado que o stress e a ansiedade enfraquecem o sistema imunitário e que as emoções têm um impacto direto na nossa imunidade.Quando estamos equilibrados, o nosso organismo funciona bem. Porém quando sujeitos a fatores ‘stressantes’, o nosso organismo liberta adrenalina e cortisol. O cortisol para além de estimular o apetite, influência também a quantidade de gordura visceral que o nosso corpo acumula. E se o corpo estiver constantemente a produzir cortisol (stress crónico), o sistema imunitário vai ser prejudicado.
Não deixe que o stress abale a sua Saúde [Stress Less].

5. Acupuntura

A acupuntura faz parte da Medicina Chinesa cuja essência assenta na abordagem holística do individuo e na prevenção.
A causa da doença, segundo esta sabedoria milenar, resulta de um desequilíbrio de energia, que pode ter origem externa – causado pelo meio ambiente, ou origem interna – causada pelas emoções retidas.
Assim, a Medicina Chinesa olha o ser humano como um todo na dimensão bio-psico-fisiológica, ou seja, o individuo não é somente entendido como um conjunto de órgãos, doenças e sintomas, mas antes pelo contrário, como um todo, um ser que necessita de equilíbrar corpo-mente, para manter ou recuperar a saúde e a integridade.
O efeito da acupuntura e moxabustão (aquecimento da pele sobre o ponto de acupuntura) tem como característica manter a função imunológica em estado ótimo, restaurando a homeostase do organismo, diminuindo hiperfunções e aumentando hipofunções.

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00