FORGOT YOUR DETAILS?

ANO NOVO, VIDA NOVA!? Onde estão as suas resoluções?

resoluções

“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos.”

Provérbio Chinês

resoluções

O mês de Janeiro ainda não terminou e, de acordo com vários estudos, 70% das pessoas já abandonaram as suas resoluções de Ano Novo (logo na primeira semana!). Dizem os mesmos estudos, que apenas 8% das pessoas cumprirá aquilo a que se propôs ao som das 12 badaladas.

Para que, no final de 2019, possa pertencer a esta Elite, preparamos uma lista com algumas das resoluções mais populares e dicas para as tornar realidade.

Perder Peso

Entre as resoluções, focadas na saúde, perder peso ocupa o topo da lista.

A perda de peso é um dos passos mais importantes para se ter uma vida saudável, e para que seja duradoura não se deve descurar a alimentação e o exercício físico. Para isso, é essencial que se faça uma alimentação equilibrada, completa e variada.

Importante é seguir a velha máxima “pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre”. É recomendável comer no máximo 2 a 3 horas antes de dormir para que a digestão já esteja concluída e assim o fígado e a vesícula biliar possam regenerar-se corretamente durante a noite. Sem perder o foco, deve dar-se prioridade a alimentos com menos gordura, mais fibra e proteína magra, deixando sempre de lado alimentos ricos em açúcares refinados. Prefira verduras e vegetais em detrimento das carnes vermelhas. É determinante reduzir as quantidades em cada refeição, e fazer snacks de 3 em 3 horas. Fundamental é também não esquecer o principal elemento do corpo humano, a água, bebendo pelo menos 1.5l por dia.

Para obter melhores e mais rápidos resultados, deve praticar exercício físico pois irá potenciar os efeitos a nível físico, emocional e psicológico. Se optar por fazer exercício ao ar livre melhor ainda para a saúde mental, o humor e a autoestima, como confirma um estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido.

A Medicina Chinesa será também uma mais-valia na hora de perder peso de forma saudável. Entendendo o individuo como um todo, quando a energia (QI) flui, o ponteiro da balança desce, e assim a autoestima sobe a par da energia, vitalidade, saúde, bem-estar e longevidade. Também as técnicas de MTC promovem a libertação de endorfinas que estabilizam o organismo, reduzindo não só o apetite mas também o stress e ansiedade. Numa abordagem localizada, existe o recurso à acupuntura lipolítica, vacuoterapia e massagem reafirmante que ativam o sistema linfático e sanguíneo, eliminando as toxinas e a flacidez.

Detox

Muitas destas metas surgem não só pela chegada do novo ano, mas também pelos excessos da época festiva. Depois do Natal chega o Ano Novo e celebrados os Reis é tempo de desintoxicar o corpo de todos os exageros.

A Medicina Chinesa promove a desintoxicação e reequilíbrio do organismo. Para conseguir um Detox natural e bem-sucedido, deve fazer uma ingestão frequente de água e de frutas ricas em água. Evitando uma alimentação exclusivamente liquida, deve ingerir legumes crus ou cozinhados. Gengibre, vegetais de folha verde escura e cereais integrais são boas opções depois da época de demasias. Na FiveClinic, o tratamento Detox alia a dietética chinesa à acupuntura, visa assim a regulação da energia do fígado e da vesícula biliar, promovendo a libertação de toxinas e a desintoxicação do sangue.

Deixar de Fumar

Passadas as 12 badaladas é frequente a promessa de que “vou deixar de fumar”. Com a chegada do novo ano e a vontade de criar novas rotinas é sem dúvida a altura ideal para pôr fim aos maus e velhos hábitos.

As vantagens de deixar de fumar são tanto maiores quanto mais cedo abandonar o vício e os benefícios para a saúde começam logo após o último cigarro. Está provado que depois de 20 minutos sem fumar, a tensão arterial reduz e o batimento cardíaco desacelera. Após 12 horas, os níveis sanguíneos de monóxido de carbono normalizam. E passados 9 meses sem fumar a tosse acaba e diminui também a falta de ar. Ao fim de 10 anos, o risco de cancro do pulmão já diminuiu para metade e se continuar mais cinco anos, o risco será igual ao de um não-fumador.

A acupuntura mostra-se também aqui uma forte aliada. Diferentes estudos, como Acupuncture: Review and Analysis of Reports on Controlled Clinical Trial, reconhecem a eficácia e segurança desta técnica em várias doenças e sintomas, sobretudo no tratamento de dependências, como o tabagismo. Esta terapia não farmacológica inibe os sintomas de privação, promovendo uma redução do desejo de fumar e um maior controlo da ansiedade. Esta terapia estabiliza ainda o apetite, ajudando a prevenir o aumento de peso. Cerca de 75% dos pacientes que recorrem à Medicina Chinesa como forma de tratamento para deixar de fumar conseguem alcançar o objetivo.

Para além uma vida sem fumo, dormir melhor será também uma das metas a atingir neste próximo ano, rumo a uma vida mais saudável.

Dormir Melhor

Um sono reparador, mais do que importante, é essencial para o correto funcionamento do organismo. Confirma a Associated Professional Sleep Societies que quem sofre de insónias corre um risco de morte três vezes superior ao comum.

Dormir bem é uma das melhores defesas contra o envelhecimento. Nem todas as pessoas precisam do mesmo tempo de descanso, no entanto, a zona saudável aponta para um mínimo de 7 horas e meia de sono por dia. É normal não ter uma noite bem dormida, porém quando dormir mal se torna recorrente deve procurar a ajuda de um especialista No que diz respeito a tratamento da insónia, a acupuntura, conforme reconhece a Organização Mundial de Saúde, atinge uma eficácia de 98%.

Cuide de si, uma boa noite é o princípio de um grande dia! Como tal, temos 3 dicas que deve ter em conta para conseguir uma boa noite de sono:

1: O quarto deve ser confortável, silencioso e escuro. A temperatura ambiente do espaço deve ser amena, entre os 18 e os 21 graus.

2: O horário é essencial, o corpo adora rituais. Procure deitar e levantar-se sempre à mesma hora, respeitando as horas de sono necessárias.

3: Evite uma excessiva ingestão de líquidos à noite, para evitar idas à casa de banho que irão interromper o sono.

Gerir melhor o Stress

Um dos motivos que poderá estar a prejudicar a sua noite de sono é o stress, definido medicamente como «uma resposta não específica do organismo a qualquer exigência de adaptação».

Pontualmente, e numa situação inicial, o stress pode ser útil, no entanto, em situações de grande intensidade e longa duração, pode provocar elevados danos psicológicos e físicos. Excesso de trabalho, ou estilo de vida demasiado acelerado são alguns dos principais agentes que incrementam os níveis de stress, gerando-se uma fase de alarme que interrompe o equilíbrio do organismo.

Por forma a manter ou atingir o nível ótimo de stress, a FiveClinic dispõe de um programa inovador focado em restabelecer o equilíbrio entre a mente e o corpo, com vista a aumentar o desempenho, relaxamento e vitalidade, que inclui acupuntura tradicional, electro acupunctura, laserneedle, massagem Tui-na, TDP, moxabustão, fitoterapia, dietética, meditação, chi-kung, isoladamente ou combinadas entre si.

O ano novo está aí e a sua mudança também!

Abandone os hábitos que são tóxicos e o/ a prejudicam e substitua-os por rotinas saudáveis. Defina as suas metas e comece a agir. Não adie os seus objetivos e surpreenda-se com o seu novo Eu! Só a ação irá interromper o círculo vicioso de procrastinação e induzi-lo ao círculo virtuoso de melhoria continua.

 

Boa Caminhada. Comece já e divirta-se pelo caminho!

 

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Cart Menu Button Icon0
Your Cart