(<«Cada coisa a seu tempo tem seu tempo
Não florescem no Inverno os arvoredos,
Nem pela Primavera
Têm branco frio os campos.»
Ricardo Reis
OS “INVERNOS” DA NOSSA VIDA
A palavra ‘Inverno’ deriva do latim: ‘hibernu’, ‘tempus hibernus’. É este o período da hibernação, nome que deu origem à palavra Inverno e que significa mergulhar num estado de sonolência e inatividade, onde as funções vitais do organismo se reduzem ao estritamente necessário para poder sobreviver. (rins)
Onde o Inverno é mais rigoroso, a terra descansa e nada produz, a água aquieta-se e solidifica, os animais abrigam-se e hibernam. Termo que deu origem à palavra inverno e tal como a semente dentro da terra, toda a natureza aguarda o momento certo para poder despertar. E porque somos natureza (embora muitas vezes o esqueçamos), o inverno também nos transforma.
A Vida é um ciclo
Ser Humano e Natureza: Um depende do outro.
O nosso ritmo é o da Natureza. Mas hoje, infelizmente, vivemos de um modo tão automático, focados apenas em produzir que acabamos por sair completamente do compasso. Isto implica não só o desgaste mental e físico do ser humano, mas também o desgaste da própria natureza.
Compreender esse ritmo é um exercício de autoconhecimento e a chegada de mais uma estação, convida a fazê-lo.
Confronta-nos com a impermanência e a natureza cíclica da Vida. Dos mais curtos aos mais longos, toda a nossa Vida é regida por ciclos. Ciclo respiratório. Ciclo circadiano. Estações do ano. Vida. Entre tantos outros que, incansavelmente, se reproduzem.
Aprendendo com a Natureza
Na filosofia oriental, cada estação do ano, de acordo com as suas características, influencia o nosso organismo. No Inverno, o nosso metabolismo fica mais lento e o nosso nível de energia mais baixo.
“No Inverno, as pessoas devem deitar-se cedo e levantar-se tarde, esperar que o sol nasça. Devem reprimir e ocultar seus desejos, como se não tivessem nenhum objetivo interior, como se estivessem em tudo satisfeitas.”, Livro Imperador Amarelo (Tratado Medicina Tradicional Chinesa, 2697 A.C.).
De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o Inverno corresponde ao elemento água e está associado aos órgãos, rins, e bexiga. Ainda segundo esta filosofia, os rins armazenam a nossa energia vital, que vai sendo consumida ao longo da Vida, e por isso influenciam a nossa saúde e longevidade.
São, por isso, recomendos alguns cuidados durante esta estação, para que possamos chegar à Primavera repletos de energia e desfrutar de uma Vida longa e saudável.
Cuidados a ter no inverno:
- Abrande – a falta de respeito pelo descanso nesta altura pode conduzir à Astenia Primaveril (cansaço geral) que o irá impedir de iniciar os seus projetos na altura certa.
- Mantenha o corpo aquecido, sobretudo as extremidades e a zona dos rins.
- Apanhe Sol sempre que possível.
- Pratique exercício com moderação e agasalhado.
- Evite bebidas e comidas frias. As frutas, saladas e vegetais crus também devem ser evitados, sobretudo à noite.
- Prefira as sopas, alimentos assados, refogados ou cozidos no vapor e não esqueça os benefícios do chá.
- Para fortalecer a energia dos rins, privilegie vegetais de raíz, como a cenoura e o nabo, as leguminosas e os frutos oleaginosos.
- Medite – esta prática vai ajudá-lo a conectar-se com a introspeção desta estação.
- Medicina Tradicional Chinesa – através das suas técnicas como a acupuntura, moxabustão, tui-na, dietoterapia e movimento (chi kung, tai chi, kung fu), além de atuar na prevenção, vai estimular a sua energia vital e ajudar a tratar as dores crônicas e as doenças respiratórias.
Entretanto, para a filosofia oriental, a última etapa das nossas Vidas é precisamente o Inverno. E também não nos podemos esquecer que, todos nós, a nível pessoal, passamos por alguns ‘Invernos’. Para qualquer destes ‘Invernos’ os ensinamentos da Natureza mantêm-se válidos.
A natureza sabe que o Inverno irá chegar e começa a preparar-se no Outono. Também nós nos devemos preparar para atravessar os rigores do Inverno, cuidando da nossa Saúde de forma integral, e assim, chegarmos em pleno à próxima estação.
Desfrute deste período mais calmo, de preparação. Descanse, planeie e faça acontecer na Primavera.
Cada coisa a seu tempo tem seu tempo.
Marque já a sua consulta (Clicar aqui)