fbpx

FORGOT YOUR DETAILS?

stressed businessman

Burnout

burnout

De manhã, custa-lhe sair da cama? (sobretudo durante a semana) É um sacrifício arranjar-se para ir trabalhar? O cansaço e a desmotivação teimam em não o abandonar? Sente que já não aguenta mais o seu trabalho? Atenção, pois pode estar a sofrer de Burnout, síndrome que, de acordo com estudos recentes, afeta cerca de 20% dos trabalhadores portugueses.

O Burnout foi pela primeira vez descrito em 1974, pelo psiquiatra e psicoterapeuta Herbert Freudenberger, após constatá-la em si mesmo. Inicialmente tida como uma síndrome própria e exclusiva de profissionais de ajuda (médicos, enfermeiros, forças policiais, etc), vir-se ia a estender a outras atividades profissionais, já que, neste mundo, cada vez mais apressado e competitivo, o stress faz parte do dia-a-dia de quase todas as profissões.

A auto-exigência, a pressão externa, a competitividade, a procura de reconhecimento, o excesso de trabalho, ambientes de trabalho desgastantes são fatores que, entre outros, podem levar a um esgotamento profissional, ou Burnout, que de acordo com a definição de Maslach & Jackson é uma síndrome de exaustão física e emocional, despersonalização, perda de motivação para o trabalho e de realização pessoal, que pode evoluir até ao aparecimento de sentimentos de fracasso.

Se o trabalho não o faz feliz nem realiza, é bom não esquecer que pode sempre procurar outras alternativas e mudar (em alguns casos, a recuperação pode mesmo ter que passar pelo afastamento, nem que temporário). Mas muitas vezes ‘“Não é o stress que nos mata, mas a nossa reação ao stress”,  pelo que precisamos aprender a geri-lo, para voltarmos a encontrar equilíbrio na nossa vida. E estas pequenas mudanças, podem fazer uma grande diferença no processo:

  • Alimente-se de forma saudável
  • Deite-se até às 23h e durma bem
  • Pratique exercício físico com regularidade
  • Livre-se dos pensamentos e sentimentos tóxicos
  • Cultive bons relacionamentos
  • Medite
  • Contacte mais com a natureza

A acupuntura também é muito eficaz, tanto na prevenção, como no tratamento desta doença. Assim, a Five Clinic desenvolveu dois programas holísticos que regularizam o fluxo energético e equilibram os aspetos físicos, mentais e emocionais da sua vida, bem como o relacionamento com o meio envolvente, para que possa viver com mais alegria e vitalidade.

Anti-Stress

Para o ajudar a libertar-se do stress e da ansiedade, este programa, convida-o a embarcar numa experiência rumo ao equilíbrio físico, mental e emocional, através da regularização do fluxo energético, até se encontrar em ótimas condições para responder aos desafios da vida.

Energy BALANCE

Para se sentir reenergizado e pronto para viver a vida na sua plenitude, este programa permite ao organismo reencontrar o seu equilíbrio, fundamental para retardar o envelhecimento, prevenir e tratar doenças.

Cuide de si,

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00