FORGOT YOUR DETAILS?

Young couple

Crie Novos Hábitos para uma Vida mais Feliz

CRIE NOVOS HÁBITOS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ

O novo ano chegou e, com ele, a vontade renovada de fazer mudanças para uma melhor qualidade de vida. Entre essas mudanças está a Saúde. Seja pelo início ou aumenta da prática de exercício físico, optar por uma alimentação mais saudável, deixar de fumar, reservar mais tempo para fazer o que gosta, entre outras resoluções que se fazem no início de ano.Crie novos Hábitos

Para que as mudanças sejam efetivas é preciso parar, respirar e dar um passo de cada vez. A mudança torna-se um hábito até que, com o passar do tempo, se torna algo intrínseco.

O Equilíbrio da Vida

Na Antiga China Imperial, um dos textos mais antigos de medicina, o Tratado Interno, revela o que devemos fazer para termos para uma vida longa e saudável. De acordo com os sábios da altura, o segredo para uma vida plena, cheia de vitalidade e saudável está em viver sem excessos, em harmonia com a Natureza e respeito pelo seu ritmo, comer e beber com moderação, trabalhar e descansar regularmente. Além disso, deve evitar-se influências negativas e “as pessoas devem conservar-se tranquilas no coração e livrar-se de toda a forma de ganância”.

Segundo a filosofia Taoísta, a que rege a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) há milhares de anos, o Homem é parte integrante da Natureza e o seu equilíbrio depende desta. A dialética do yin e yang é um exemplo, a qual se manifesta nos cinco elementos naturais – madeira, fogo, terra, mental e água. A complementaridade da dualidade dos opostos e a sua manifestação nos vários elementos são intrínsecas ao Homem e, consequentemente, cruciais ao seu equilíbrio. O défice de saúde que assistimos nos nossos dias deve-se, pois, à forma como vivemos, dissociada da Natureza nas suas diversas formas.

Sinais quando a mudança é necessária

O seu corpo transmite-lhe sinais sempre que algum tipo de mudança é necessário. Sinais que são transmitidos sob a forma de sintomas, tais como dores ou infeções. Por isso, ouvir o que o corpo tem a dizer é importante para identificar a causa do desequilíbrio que leva à manifestação desses sintomas. Saber escutá-lo é, portanto, essencial.

A visão holística do individuo – composto pelo corpo e mente – permite tratar a causa que levam à origem do sintoma e, consequentemente, da respetiva doença. A medicina chinesa regulariza o fluxo energético, equilibra a mente e o corpo e estimula o organismo a autorregular de forma a retardar o envelhecimento e prevenir e tratar doenças.

Para tal são usadas diversas terapias: acupuntura, fitoterapia, moxabustão, ventosaterapia, auriculoterapia, dietoterapia, massagem Tui-Na e, por último, exercícios físicos, tais como o tai chi chuan e chi kung, e meditação.

De entre todos os métodos terapêuticos na medicina chinesa, a acupunctura é a que possui maior reconhecimento no Ocidente. A sua eficácia no tratamento de múltiplas doenças é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A UNESCO, a agência das Nações Unidas para o Património, reconhece-a, ainda, como Património Cultural Imaterial, à semelhança do Fado e do Cante Alentejano.

A mudança começa aqui e agora

Aprenda a escutar o seu corpo. Ele dá-lhe indicações sobre o que deve ou não fazer e o que deve ou não comer. Comece por abandonar os hábitos que o/a prejudica e, de seguida, adicione hábitos que o/a ajuda a tornar uma pessoa mais saudável nas suas dimensões física e psicológica.

Junte-se a um grupo de amigos para que, juntos, sirva de trampolim motivacional. Saia de casa, usufrua do sol e das paisagens que temos o privilégio de ter no nosso país.

Desfrute dos produtos frescos que o mar e a terra nos oferecem para partir à descoberta de pratos frescos, saudáveis, fáceis de cozinhar e extremamente deliciosos. Tire um curso de cozinha saudável. De certeza que vai surpreender-se com a descoberta de novos produtos, sabores e saberes.

Aproveite e conheça novas pessoas. Oiça as suas estórias. Ria.

No fundo, viva mais!

SEGUNDA A SEXTA 10.00 - 19.00