A Importância da Energia na Perda de Peso
PESO
peso
Aumentam as temperaturas e com elas aumentam também as preocupações com o peso e com a forma física. A maioria das pessoas, assim que vê o tempo quente a aproximar-se, tem tendência a recorrer a dietas rápidas (muitas vezes com a ajuda de medicamentos ou outros produtos químicos), que acabam por trazer mais malefícios do que benefícios para a saúde.
6 Estratégias para facilitar a perda de peso
Muitos daqueles que lutam para perder ou regular o peso focam-se apenas nas calorias e na massa gorda, esquecendo-se que o corpo funciona como um todo. Talvez o que esteja errado nessas pessoas que “já tentaram de tudo para emagrecer” seja realmente a energia. E quando falamos de energia não falamos da energia ingerida ou gasta ao longo do dia, falamos sim da energia vital do organismo, da energia que alimenta os órgãos e as funções do corpo humano. Como tal, é importante que a energia seja forte e esteja em equilíbrio, por forma a reforçar as capacidades que nos ajudam a atingir um peso saudável.
A Medicina Tradicional Chinesa é uma grande aliada no que diz respeito ao equilíbrio da energia vital. Vendo o individuo como um todo, a MTC irá ajudar a construir, desenvolver, equilibrar e preservar a energia, a chamada “qi”. Desta forma, a regulação do peso não está exclusivamente associada ao consumo e gasto calórico, mas sim ao fortalecimento, canalização e sustentação na energia qi. Este processo ajudará a regular e aumentar o metabolismo, o que provoca a consequente emagrecimento, e por isso uma maior sensação de equilíbrio e bem-estar.
Ao fazer uso de produtos químicos para emagrecer rapidamente ou ao privar-se abruptamente de muitos alimentos, irá estar a prejudicar o corpo, ao mesmo tempo que prejudica o equilíbrio e a energia do organismo, sendo que os níveis de ansiedade irão aumentar e isso irá comprometer o sucesso da perda de peso.
Através da Medicina Chinesa, especificamente a acupuntura, dietética e fitoterapia, os pacientes terão uma maior facilidade em construir e conservar energia, de forma equilibrada. Desta forma, o organismo irá estar em pleno funcionamento, o que ajuda a combater os principais fatores que promovem o armazenamento de gordura – a ansiedade e a privação do sono. Sendo que, quando existe mais energia qi, de forma mais estável e equilibrada, a ânsia e vontade de comer compulsivamente diminui de forma natural.
Como elevar e fortalecer os níveis de energia naturalmente?
Sendo que com os níveis de qi estabilizados a perda de peso se torna um processo mais fácil e duradouro, partilhamos consigo algumas dicas para que possa elevar o seu nível de energia de forma natural:
- Ingira alimentos ricos em qi, ou energia vital – frutas, vegetais frescos e grãos integrais são alguns dos alimentos saudáveis a que deve dar prioridade, em detrimento dos produtos embalados, com químicos e açúcares refinados. Muitas vezes baixos em calorias, os alimentos serão também baixos em nutrientes e por isso pobres na sua composição.
- Coma devagar e com atenção – Evite distrações durante a refeição, como telemóveis e televisão, para que possa apreciar realmente os sabores da comida e sentir-se saciado e satisfeito, sem excessos.
- Alimente-se de acordo com a rotina natural do
corpo – O pequeno-almoço deve ser rico e feito logo pelo início da manhã, pela hora do almoço deve ser feita uma refeição nutritiva, enquanto o jantar já deve ser uma refeição mais pobre e feita o mais cedo possível. - Pratique atividades que estimulem a qi – Tai Chi, Yoga, jardinagem e caminhadas ao ar livre são algumas atividades saudáveis que deve praticar, sendo que reequilibram os seus níveis de energia.
- Beba chá ao longo do dia – A água quente é como um elixir de saúde para os chineses, sendo bastante benéfica na expulsão das toxinas. Pode acrescentar gengibre, menta, canela ou outras infusões que realcem os benefícios da água quente.
- Experimente acupuntura – Logo após a primeira sessão de acupuntura, os pacientes afirmam uma redução no desejo compulsivo de comer, bem como nos níveis de stress e ansiedade. Além da acupuntura de emagrecimento, tem ainda como opção a acupuntura direcionada para a celulite e gordura localizada, bem como a vertente que cuida da sua definição e tonificação corporal, todas as técnicas através de métodos 100% naturais e não invasivos.
Abordagem Física e Emocional
Ficando cada vez mais à vista os quilinhos a mais, até aqui escondidos por baixo dos casacos e camisolas quentes, atingir a boa forma física e livrar-se do excesso de peso passa a ser uma prioridade com urgência máxima. Por isso mesmo não caia na tentação das dietas loucas e da privação excessiva. No entanto, existem processos que podem ajudar no processo de regulação do peso.
A Medicina Chinesa faz uma abordagem não só física, mas também a nível emocional encontrando um ponto de equilíbrio que poderá ser a solução para o seu problema. Existem fatores psicológicos e emocionais que estão muitas vezes na origem do excesso de peso, e por outro lado também o excesso de peso pode acarretar problemas do foro psicológico. Como tal, sabemos que pessoas com altos níveis de ansiedade e stress são mais propensas a sofrer de desequilíbrios ao nível do peso, formando-se assim uma bola de neve difícil de controlar sem a ajuda de um especialista.
Aí surge a visão holística de Medicina Tradicional Chinesa que vai olhar para a pessoa na sua globalidade e tentar corrigir todos os desequilíbrios que existem, com vista a um futuro saudável, de felicidade e bem-estar.
Sinta-se bem no seu corpo, de dentro para fora! Livre-se do excesso de peso e viva a vida com mais energia.