FORGOT YOUR DETAILS?

A Importância da Energia na Perda de Peso

PESO

peso

Aumentam as temperaturas e com elas aumentam também as preocupações com o peso e com a forma física. A maioria das pessoas, assim que vê o tempo quente a aproximar-se, tem tendência a recorrer a dietas rápidas (muitas vezes com a ajuda de medicamentos ou outros produtos químicos), que acabam por trazer mais malefícios do que benefícios para a saúde.

6 Estratégias para facilitar a perda de peso

Muitos daqueles que lutam para perder ou regular o peso focam-se apenas nas calorias e na massa gorda, esquecendo-se que o corpo funciona como um todo. Talvez o que esteja errado nessas pessoas que “já tentaram de tudo para emagrecer” seja realmente a energia. E quando falamos de energia não falamos da energia ingerida ou gasta ao longo do dia, falamos sim da energia vital do organismo, da energia que alimenta os órgãos e as funções do corpo humano. Como tal, é importante que a energia seja forte e esteja em equilíbrio, por forma a reforçar as capacidades que nos ajudam a atingir um peso saudável.

A Medicina Tradicional Chinesa é uma grande aliada no que diz respeito ao equilíbrio da energia vital. Vendo o individuo como um todo, a MTC irá ajudar a construir, desenvolver, equilibrar e preservar a energia, a chamada “qi”. Desta forma, a regulação do peso não está exclusivamente associada ao consumo e gasto calórico, mas sim ao fortalecimento, canalização e sustentação na energia qi. Este processo ajudará a regular e aumentar o metabolismo, o que provoca a consequente emagrecimento, e por isso uma maior sensação de equilíbrio e bem-estar.

Ao fazer uso de produtos químicos para emagrecer rapidamente ou ao privar-se abruptamente de muitos alimentos, irá estar a prejudicar o corpo, ao mesmo tempo que prejudica o equilíbrio e a energia do organismo, sendo que os níveis de ansiedade irão aumentar e isso irá comprometer o sucesso da perda de peso.

Através da Medicina Chinesa, especificamente a acupuntura, dietética e fitoterapia, os pacientes terão uma maior facilidade em construir e conservar energia, de forma equilibrada. Desta forma, o organismo irá estar em pleno funcionamento, o que ajuda a combater os principais fatores que promovem o armazenamento de gordura – a ansiedade e a privação do sono. Sendo que, quando existe mais energia qi, de forma mais estável e equilibrada, a ânsia e vontade de comer compulsivamente diminui de forma natural.

 

Como elevar e fortalecer os níveis de energia naturalmente?

Sendo que com os níveis de qi estabilizados a perda de peso se torna um processo mais fácil e duradouro, partilhamos consigo algumas dicas para que possa elevar o seu nível de energia de forma natural:

  1. Ingira alimentos ricos em qi, ou energia vital – frutas, vegetais frescos e grãos integrais são alguns dos alimentos saudáveis a que deve dar prioridade, em detrimento dos produtos embalados, com químicos e açúcares refinados. Muitas vezes baixos em calorias, os alimentos serão também baixos em nutrientes e por isso pobres na sua composição.
  2. Coma devagar e com atenção – Evite distrações durante a refeição, como telemóveis e televisão, para que possa apreciar realmente os sabores da comida e sentir-se saciado e satisfeito, sem excessos.
  3. Alimente-se de acordo com a rotina natural do
    corpo – O pequeno-almoço deve ser rico e feito logo pelo início da manhã, pela hora do almoço deve ser feita uma refeição nutritiva, enquanto o jantar já deve ser uma refeição mais pobre e feita o mais cedo possível.
  4. Pratique atividades que estimulem a qi – Tai Chi, Yoga, jardinagem e caminhadas ao ar livre são algumas atividades saudáveis que deve praticar, sendo que reequilibram os seus níveis de energia.
  5. Beba chá ao longo do dia – A água quente é como um elixir de saúde para os chineses, sendo bastante benéfica na expulsão das toxinas. Pode acrescentar gengibre, menta, canela ou outras infusões que realcem os benefícios da água quente.
  6. Experimente acupuntura – Logo após a primeira sessão de acupuntura, os pacientes afirmam uma redução no desejo compulsivo de comer, bem como nos níveis de stress e ansiedade. Além da acupuntura de emagrecimento, tem ainda como opção a acupuntura direcionada para a celulite e gordura localizada, bem como a vertente que cuida da sua definição e tonificação corporal, todas as técnicas através de métodos 100% naturais e não invasivos.

Abordagem Física e Emocional

Ficando cada vez mais à vista os quilinhos a mais, até aqui escondidos por baixo dos casacos e camisolas quentes, atingir a boa forma física e livrar-se do excesso de peso passa a ser uma prioridade com urgência máxima. Por isso mesmo não caia na tentação das dietas loucas e da privação excessiva. No entanto, existem processos que podem ajudar no processo de regulação do peso.

A Medicina Chinesa faz uma abordagem não só física, mas também a nível emocional encontrando um ponto de equilíbrio que poderá ser a solução para o seu problema. Existem fatores psicológicos e emocionais que estão muitas vezes na origem do excesso de peso, e por outro lado também o excesso de peso pode acarretar problemas do foro psicológico. Como tal, sabemos que pessoas com altos níveis de ansiedade e stress são mais propensas a sofrer de desequilíbrios ao nível do peso, formando-se assim uma bola de neve difícil de controlar sem a ajuda de um especialista.

Aí surge a visão holística de Medicina Tradicional Chinesa que vai olhar para a pessoa na sua globalidade e tentar corrigir todos os desequilíbrios que existem, com vista a um futuro saudável, de felicidade e bem-estar.

Sinta-se bem no seu corpo, de dentro para fora! Livre-se do excesso de peso e viva a vida com mais energia.

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Cart Menu Button Icon0
Your Cart