Saúde Masculina

Prevenir é (e será sempre) o melhor remédio. Mas esta máxima está longe de ser seguida por toda a população. E no caso da população masculina, há ainda um longo caminho a percorrer. (Saúde Masculina)

«Esperar ficar doente para procurar o médico, é como esperar ter sede para começar a cavar o poço.», Imperador Amarelo.

Questão cultural

Será que existe alguma ligação entre o género e os cuidados de saúde?

Aparentemente sim! Esta foi a principal conclusão da conferência ‘Literacia em Saúde e Acesso aos Cuidados de Saúde nos Homens’, que se realizou no no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-UNL), suportada pelos vários estudos apresentados.

Os homens recorrem menos frequência a cuidados de saúde, assim como interrompem mais facilmente o acompanhamento terapêutico, o que contribui para uma maior incidência de morbilidades e uma esperança de vida mais baixa.

A masculinidade, de acordo com os casos relatados, está muito identificada com força, virilidade, sustento da família, o que pode justificar a resistência na procura de cuidados saúde e na alteração de comportamentos considerados de risco.

De acordo com a publicação da Direção Geral da Saúde, Health By Numbers Portugal 2017, durante o período de 10 anos analisado, os homens recorreram à Saúde 24, menos 20% do que as mulheres.

Principais Perturbações Masculinas

Impotência Sexual

O homem produz espermatozoides durante toda a sua vida, ainda que o sémen vá perdendo qualidade com o passar do tempo. No entanto, vários fatores podem contribuir para que não seja capaz de ter ou manter uma ereção. Esta condição temporária ou permanente é conhecida como disfunção eréctil ou impotência sexual e a sua causa pode estar relacionada com doenças cardiovasculares, diabetes, medicação, stress, fatores emocionais e idade. Não deve ser confundida com a diminuição ou falta de libido.

A Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar, de várias formas, quem sofre desta perturbação, geralmente através da acupuntura, fitoterapia e orientação diatética, fortalecendo e equilibrando coração e rins, os órgãos normalmente associados a esta patologia.

O coração, por ser considerado, na Medicina Tradicional Chinesa, a morada da mente, tem muita importância nas atividades mentais, nas emoções e na consciência. Para além das funções reconhecidas pela medicina ocidental, tem também um papel crucial na ereção, no orgasmo e na ejaculação.

Por outro lado, os rins, de acordo com a filosofia oriental, armazenam a energia original e comandam também o sistema urinário e reprodutor. Quando os rins estão energeticamente frágeis, as hipóteses de disfunção erétil aumentam.

Prostatite

A prostatite consiste numa inflamação da próstata e de acordo o tempo de evolução divide-se em crónica ou aguda.

As queixas habituais são dificuldade em iniciar a micção, jato urinário fraco, associado a algum ardor, sensação de peso na bexiga, por vezes febre alta (na prostatite aguda).

A maioria das prostatites é causada por bactérias, mas outros fatores podem desencadear a doença.

A Medicina Tradicional Chinesa tem várias técnicas que ajudam. Existem também algumas medidas simples que podem ajudar a diminuir o desconforto: beber bastante água, evitar café, bebidas alcoólicas e alimentos picantes, bem como reduzir o tempo que passa sentado.

Hiperplasia Benigna da Próstata

Embora por vezes confundidas, a hiperplasia benigna da próstata é distinta da prostatite. Enquanto na prostatite, a próstata incha, na maioria dos casos, por infeção, na hiperplasia benigna da próstata há um crescimento da próstata. Assim, a glândula, que normalmente é do tamanho de uma noz, pode ficar do tamanho de uma bola de tênis, e os sintomas só surgem quando o tamanho da próstata bloqueia o fluxo de urina. Para a MTC, essa patologia pode estar ligada a: deficiência energética nos rins, baço e pulmões; estagnação da essência (jing) ou estagnação de sangue (xue). Tanto a Medicina Tradicional Chinesa como a medicina ocidental concordam que o consumo frequente de tomate pode ajudar a diminuir o tamanho da próstata e prevenir o cancro nessa região.

Cancro da Próstata

O carcinoma da próstata é a segunda causa de morte por cancro nos homens precedido pelo cancro do pulmão.

É uma doença silenciosa, pois os sintomas só se manifestam numa fase mais avançada da doença. E quando os sintomas aparecem são muito parecidos com os da prostatite ou hiperplasia benigna da próstata. Detetar o cancro da próstata numa fase inicial permite tratá-lo com uma taxa de sucesso superior a 95%, daí a importância dos rastreios regulares, sobretudo a partir dos 45 ou 50 anos, consoante existam ou não, fatores de risco.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, existem cinco desequilíbrios que podem originar o cancro da próstata: esgotamento de yin ou declínio do yang dos rins, humidade/calor, estagnação de qi e hiperatividade do fogo no coração.

A acupuntura e a fitoterapia chinesa são indicadas em todas as fases do tratamento e ajudam a diminuir a dor, os efeitos colaterais da quimioterapia e o linfodema, além de melhorar a imunidade e fortalecer o estado emocional e a disposição do paciente.

Infertilidade Masculina

De acordo com a Associação para o Planeamento da Família (APF), a prevalência da infertilidade conjugal é de 15-20% na população em idade reprodutiva, estando 40% das causas associadas ao sexo masculino, 40% ao sexo feminino, 10% aos dois sexos (combinada) e 10% de causa inexplicada ou desconhecida (idiopática). A infertilidade tem vindo a aumentar nos países industrializados devido a factores como o adiamento da idade de conceção, o maior número de Infeções Sexualmente Transmissíveis, os hábitos sedentários e consumo excessivo de gorduras, tabaco, álcool e drogas, bem como os aditivos e conservantes.

A maioria dos casos de infertilidade masculina deve-se, como indica a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), à qualidade do sémen, ou seja, a problemas com os espermatozoides. Estes problemas podem estar relacionados com o número reduzido, a fraca mobilidade, problemas morfológicos que diminuem a sua capacidade de fecundação, ou até com a ausência de espermatozoides, a falta de produção ou obstrução nos testículos.

Vários estudos têm demonstrado o sucesso da Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da infertilidade masculina. De facto, o uso da acupuntura e da fitoterapia contribui para melhorar a concentração, morfologia e mobilidade dos espermatozoides. Hábitos de vida mais saudáveis também contribuem para melhorar a fertilidade masculina.

Mente sã em corpo são

Não existe saúde sem saúde mental.  Aposte na recuperação disciplinada do stress (Saber Mais)

De entre a complexidade deste tema, gostaríamos apenas de nos focar no suicídio, já que os homens são as principais vítimas – 80% das mortes autoprovocadas são cometidas por ELES.

É importante pensar nisto e enquanto sociedade ultrapassarmos este estigma – falar de assuntos relacionados com a saúde mental (ou física), não torna um homem (ou mulher) mais fraco (a). Pedir ajuda também não. Pelo contrário. Demonstra Grandeza e Coragem. Quem escuta também deve estar preparado para compreender e demonstrar que está lá para ajudar. Por vezes são proferidas algumas frases que, mesmo sem má intenção, vão fazer com que quem sofre se sinta incompreendido e se isole ainda mais. Por exemplo, dizer a quem sofre de depressão para ver o lado positivo, animar-se ou ‘sair dessa’ só irá agravar o seu estado. A depressão caracteriza-se por uma sensação constante de vazio, escuridão e tristeza e pela perda de capacidade de sentir prazer ou desejo. Estes sintomas são causados pela doença, tal como uma gastroenterite causa dores abdominais. Não são causados pela vontade. A doença mental, pode acontecer a qualquer pessoa, assim como a doença física. Importa não desvalorizar os sintomas e trata-los como os de qualquer outra doença.

Sabia que a eficácia da acupuntura é reconhecida pela Organização mundial de Saúde (Saber Mais)

Vendo o indivíduo como um todo, a Medicina Chinesa, procura um equilíbrio entre os aspetos físicos, mentais, emocionais e o meio onde estamos inseridos. O tratamento realizado após o diagnóstico, visa sempre resolver o problema na sua origem.

No documento publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, pode constatar-se que no tratamento da ansiedade, a acupuntura tem uma eficácia superior à medicação convencional; no tratamento da depressão, idêntica à medicação convencional, mas sem efeitos secundários; e uma eficácia de 98% no tratamento da insónia.

Sem recurso a químicos e desprovida de efeitos secundários, a acupuntura vai ainda aumentar a produção de endorfina e serotonina, duas hormonas responsáveis pela alegria e bem-estar.

Cuide-se para poder continuar a cuidar dos outros

Neste mês dedicado à consciencialização da saúde masculina vale a pena abandonar velhas crenças e hábitos que não lhe fazem bem, e adotar novas rotinas, mais saudáveis, que irão trazer anos e qualidade à sua Vida. Cuide de si!

Marque já a sua consulta (Clicar aqui)