FORGOT YOUR DETAILS?

Verão – A estação do Coração

VERÃO: A ESTAÇÃO DO CORAÇÃO

 

Estamos em pleno verão. A Energia Yang está no seu expoente máximo. A Natureza atinge o seu auge. As Pessoas estão mais soltas, alegres e os seus sentimentos irradiam calor.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão está relacionado com o elemento Fogo, com a emoção Alegria, com o órgão Coração e a víscera Intestino Delgado. O coração é responsável pela circulação sanguínea e o intestino delgado tem como função absorver os nutrientes e minerais provenientes dos alimentos.

Cuide do seu Coração

O coração é o “maestro da orquestra”, segundo a MTC, pois é ele que comanda o sangue, os vasos sanguíneos e governa as atividades mentais (pensamentos), o espirito (Shen – manifestação exterior da vitalidade do corpo), a consciência, a memória e o sono. Já o intestino delgado separa o puro do impuro.

Ao cuidarmos do nosso coração, estamos, igualmente, a cuidar de nós próprios, da nossa saúde e bem-estar. Desequilíbrios no coração podem originar doenças coronárias, responsáveis por milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo.

É certo que à medida que a idade avança, cresce a probabilidade de ocorrência de doença cardíaca. Nos homens, o risco de doença cardíaca eleva-se a partir dos 45 anos, enquanto que nas mulheres esse risco aumenta a partir dos 55 anos.

Nada se pode fazer quanto ao género, idade e predisposição genética. Também é verdade que cabe a cada um de nós melhorar a nossa saúde e longevidade ao escolhermos um estilo de vida saudável de forma a diminuir fatores de risco, tais como excesso de peso, hipertensão arterial, diabetes, colesterol e triglicéridos elevados. Como? Através de uma dieta equilibrada, exercício físico regular, manutenção do peso ideal, não fumar e beber álcool com moderação.

Desperte para os desequilíbrios no seu coração

A alternância entre euforia e quebra generalizada de energia, pensamentos pessimistas e depressivos, bem como hiperatividade, comportamento sociais exagerados (contar piadas compulsivamente, nunca rir, falar alto, entre outros), vontade de contrariar, dificuldade em manter amigos e em partilhar sentimento, são alguns dos sinais visíveis de desequilíbrios no seu coração. Com certeza que já observou alguns em si e nos outros.

Existem, igualmente, sinais físicos de alerta, nomeadamente palpitações, insónias, abundância de sonhos, amnésia, agitação, rosto vermelho, boca seca, aftas, perturbações da mente, falar sozinho, olhar fixo, choro e riso sem causa aparente. E a lista continua… Pois é, alguns destes sinais nem sequer passariam pela sua cabeça como desequilíbrios que afetam o seu “maestro”, ainda que os conheça de forma empírica.

Pelo contrário, se o seu coração estiver saudável, sentir-se-á tranquila/o, terá pensamentos positivos, empatia e vitalidade. Para manter o ritmo afinado da orquestra dirigida pelo seu coração, cultive m estilo de vida saudável, respeite os ritmos da natureza e do seu organismo. Aumente o consumo de alimentos integrais e de origem vegetal, faça exercício com moderação (como caminhadas ao final do dia), evite o consumo de gorduras, açúcar, álcool, café, drogas ou tabaco. Durma bem.

Dê um passo de cada vez. Saia da rotina. Seja otimista. Pratique meditação e adote rituais de relaxamento. Ame mais!

 

TOP
SEGUNDA A SEXTA 9.00 - 19.00
Cart Menu Button Icon0
Your Cart